O quilômetro 246 da BR-101, na Serra, será totalmente interditado nesta sexta-feira (12), entre 14h00 e 14h35, para a realização de um corte de rochas. A medida, informada pela Ecovias Capixaba, é parte das obras de duplicação da rodovia no trecho Norte e tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores e usuários da via.
De acordo com a concessionária, os bloqueios serão feitos nos quilômetros 247 (sentido Norte) e 245 (sentido Sul), formando uma área de isolamento em torno do local onde será executada a fragmentação da rocha. Durante os 35 minutos de interdição total, o acesso de veículos, pedestres e até mesmo máquinas será suspenso.
Caso seja necessário, após esse período, poderá ser implementado o sistema de Pare e Siga para o controle do tráfego até que a segurança da pista seja restabelecida.
Obras de duplicação seguem até o fim do ano
O corte de rochas integra o cronograma das obras de duplicação da BR-101 Norte, entre os quilômetros 242 e 247, trecho que vai desde o início do Contorno de Mestre Álvaro até as imediações da Praça de Pedágio da Serra. A duplicação é considerada uma das etapas mais relevantes para melhorar o fluxo e a segurança da rodovia, com previsão de conclusão até o fim de 2025.
Leia também
Segundo a Ecovias, a técnica utilizada para o corte envolve perfurações estratégicas nas rochas para que, em seguida, sejam fragmentadas e transportadas para locais específicos de depósito.
Orientações aos motoristas
Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, a Ecovias Capixaba orienta os motoristas que trafegarem pela região durante o período de interdição a redobrarem a atenção e respeitarem toda a sinalização que será instalada ao longo da via. A concessionária reforça que a colaboração dos usuários é fundamental para garantir a segurança de todos e a agilidade na execução do serviço.

