Após o espetáculo das escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, o Sambão do Povo volta a receber, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), os desfiles da Série Ouro, organizados pela Lieses. A partir das 22 horas, as agremiações entram na avenida em busca do título e da tão sonhada vaga no Grupo Especial de 2027.
Na sexta-feira (13), desfilam Unidos de Barreiros, Chega Mais, Independente de Eucalipto, Tradição Serrana e Independentes de São Torquato. Já no sábado (14), a partir das 21 horas, será a vez de União Jovem de Itacibá, Mocidade da Praia, Império de Fátima e Mocidade Serrana.
Tradição Serrana leva história e resistência à avenida
Representando a Serra na sexta-feira (13), a Tradição Serrana, do bairro Feu Rosa, apresenta o enredo “Tradição Serrana 2026 – Chico, esse grito é um chamado!”, com o tema “A Cor da Liberdade é Preta”. O samba-enredo é assinado por Alex do Cavaco, Roberth Melodia, Rafael Mikaia e Jotape Chico.
O enredo resgata a trajetória de Chico Prego, mártir da Insurreição do Queimado, executado em praça pública em 11 de janeiro de 1850. A escola propõe um desfile marcado pela reflexão sobre resistência, ancestralidade, identidade e a luta do povo negro, especialmente nas periferias.
Leia também
Império de Fátima aposta na fantasia e imaginação
No sábado (14), a Serra volta à avenida com a Império de Fátima, do Bairro de Fátima. Fundada em 2013, a escola é considerada uma das mais jovens do Carnaval capixaba e leva ao Sambão o enredo “Era uma vez… Embarque nessa viagem mágica”, desenvolvido pelo carnavalesco Maycon Souza.
A proposta é conduzir o público por histórias infantis, mitos, contos e brincadeiras, resgatando o imaginário das crianças e também a essência lúdica presente em cada adulto.
Com tradição, história e fantasia, a Serra marca presença na Série Ouro e leva à avenida a força das comunidades de Feu Rosa e Bairro de Fátima, reforçando o protagonismo do município no Carnaval capixaba.
Série Ouro – dias e horários
As escolas da Série Ouro do Carnaval de Vitória desfilam nos dias 13 e 14 de fevereiro, uma semana após o Grupo Especial. Ao todo, nove escolas participam dos desfiles, sendo cinco na sexta-feira e quatro no sábado.
Sexta-feira (13 de fevereiro) – desfiles a partir das 22h
- Unidos de Barreiros
- Chega Mais
- Independente de Eucalipto
- Tradição Serrana
- Independentes de São Torquato
Sábado (14 de fevereiro) – desfiles a partir das 21h
- União Jovem de Itacibá
- Mocidade da Praia
- Império de Fátima
- Mocidade Serrana

