Categories: Mestre Álvaro

Tônica é Audifax e Vidigal | Leia o editorial do Tempo Novo

Lula solto, Bolsonaro criando novo partido, aliança Rede e PDT em nível nacional… Tudo isso pode mexer com o tabuleiro eleitoral da Serra, mas que predominantemente ainda deve ser protagonizada por questões locais, naturalmente.

Com Lula em liberdade, o PT da Serra já se assanhou para lançar candidato. Resta saber qual o tamanho e capacidade de transferir votos. É expressivo, certamente, mas a rejeição de Lula continua sendo maioria, conforme mostrou recente pesquisa da consultoria Atlas.

O PT da Serra não tem nenhum nome de recall no grosso da população da Serra, e faltando 11 meses para eleição, se comunicar com 320 mil eleitores é uma tarefa complicada. Ainda é solução para o PT ‘lançar alguém’ e compor no segundo turno. Quem mais se aproxima disso seria Sérgio Vidigal (PDT), que em tese está no campo da esquerda e tem chances boas de 2º turno. Difícil será justificar para o petista orgânico, já que Vidigal votou a favor do impeachment de Dilma.

Já Bolsonaro precisa correr contra o relógio para montar um partido viável até março de 2020 que o possibilite legalmente de participar da eleição. Isso pode fragilizá-lo, já que o PSL se transformou num barril de pólvora. Na Serra, a família Manato seguirá tocando os bolsonaristas, seja oficialmente no PSL ou extraoficialmente no Aliança Pelo Brasil. Fala-se que o vereador Cabo Porto (PSB) pode se filiar ao partido de Bolsonaro, seja o ‘novo ou o velho’.

 

Mas para prefeito, complicou. Manato, assim como já declarou, tem uma conversa avançada com Vandinho Leite (PSDB), que desponta com potencial na eleição. Poderia ser uma saída para viabilizar-se num polo já estruturado.

Já a aliança do PDT com Rede, que na visão de alguns poderia significar uma união Audifax-Vidigal, é devaneio. Estes são inimigos, independentemente de qualquer questão partidária. Inclusive, a polarização dos dois deve dar a tônica da eleição: tanto o desgaste dela por conta desse ciclo de 24 anos no poder, bem como o recall de realizações que ambos têm.

Na prática, questões nacionais são expressivas, mas a Serra ainda raciocina ‘Audifax vs. Vidigal’ e o potencial de surgimento de uma terceira via. Esse deve ser a linha mais perene de 2020 na Serra.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

51 segundos atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

32 minutos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

46 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

1 hora atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

4 horas atrás