Capixaba lança livro com imagens de Tóquio

Compartilhe:
Ruas vazias estão entre as fotos que compõe as páginas do livro. Foto: Tom Boechat
Ruas vazias estão entre as fotos que compõe as páginas do livro. Foto: Tom Boechat
Ruas vazias estão entre as fotos que compõe as páginas do livro. Foto: Tom Boechat

Nesta quarta-feira (8), a partir das 19h30, a OÁ Galeria, que fica no bairro Consolação, em Vitória, abre as portas para o lançamento do livro Toquiotas, seguido de um bate papo com o fotógrafo Tom Boechat.

O livro bilíngue (português e inglês) reúne imagens feitas na cidade de Tóquio. O título, Toquiotas, ao mesmo tempo que explicita a relação com a capital japonesa – aquilo ou aquele que vem de Tóquio – reforça o estranhamento presente nas fotografias de Boechat. As fotos, todas noturnas, apresentam uma metrópole vazia, solitária, distante do cartão postal ou das imagens clássicas de cidades japonesas.

O projeto foi concebido em 2005, período em que o fotógrafo viveu no Japão. Tom enviava as fotografias por internet para os autores brasileiros, os quais, a partir das imagens, criavam contos. “A proposta era que cada autor escrevesse não para uma fotografia específica, mas que fosse impregnado pela atmosfera das imagens. Assim, o leitor vai encontrar tanto contos de ficção científica, quanto literatura policial e romance”, explica o fotógrafo.

A publicação é assinada pela Editora Usina de Imagem e foi contemplado no Funcultura da  Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do edital de Publicação de Livro de Fotografia.

Tom Boechat

O fotógrafo Tom Boechat morou cinco anos em Nova York. Foto: Divulgação
O fotógrafo Tom Boechat morou cinco anos em Nova York. Foto: Divulgação

 

Tom Boechat é graduado em Artes Visuais (2011) e Mestre em Artes (2013) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Morou em Nova York de 1993 a 1997, quando estudou no International Center of Photography.

Por mais de quinze anos desenvolveu inúmeros trabalhos comerciais para agências de publicidade e trabalhos editoriais para revistas e jornais de circulação nacional e internacional.

Atualmente é professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes, onde desenvolve pesquisa sobre a fotografia documental no campo da arte. Já participou de exposições no Museu Vale, na Galeria Homero Massena e no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Possui trabalhos produzidos em Nova York, Rio de Janeiro, Tóquio, Bangalore, Buenos Aires e Vitória.

A entrada é gratuita e o livro será vendido no local a preço promocional: R$ 50.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também