
Nesta sexta-feira (28), no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, será realizada uma ação de educação em saúde no Shopping Mestre Álvaro em Eurico Salles, com testagem rápida da população. O evento acontece entre 10 e 17 horas e é um alerta para o diagnóstico precoce das doenças.
+ Não é golpe: empresa oferece R$ 20 mil para morador da Serra dormir e testar colchões
A iniciativa é da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa). O evento faz parte da campanha Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais.
Como parte do Julho Amarelo, também foi realizado o Fórum Municipal de Hepatites Virais, no dia 13 de julho, no Vitória Apart Hospital, Boa Vista, que reforçou a importância da vacinação e teve como objetivo contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico das equipes da Secretaria de Saúde da Serra.
Leia também
Vacinação
Existem hoje no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra Hepatite B – disponível para todo o público, de recém-nascidos a idosos, e a vacina contra Hepatite A – para crianças de 15 meses. Ambas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra.
Sobre o CTA/SAE
CTA/SAE é um equipamento da Secretaria de Saúde da Serra que realiza atendimento de testagem para HIV, sífilis, hepatites B e C; orientações em aconselhamento individual com equipe multiprofissional; entrega de insumos de prevenção (preservativos); ambulatório de PrEP; acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV e hepatites virais (B e C); além de farmácia especializada para esses agravos. Funciona na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra.
Julho Amarelo
A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que podem ser erradicadas. Para tanto se faz necessário implementar ações de combate através da ampliação das testagens; Identificação de portadores do vírus da hepatite B e C através de diagnóstico precoce; realização de campanhas de prevenção; oferecimento de suporte aos portadores do vírus da hepatite B e C através de orientação para o tratamento, da oferta de consultas e/ou encaminhamento a médicos especialistas, além de capacitação das equipes de saúde.