Testamos o Fastback Audace: híbrido-leve que promete ser mais eficiente e mais equipado da categoria

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Foto: divulgação

O Jornal Tempo Novo realizou um teste do Fiat Fastback Audace Hybrid, modelo que representa a transição da Fiat para tecnologias mais eficientes dentro do mercado brasileiro. O veículo foi cedido pela concessionária Fiat Orvel, possibilitando nosso teste de desempenho, consumo, segurança, acabamento e proposta tecnológica.

Design e proposta do modelo

O Fastback Audace mantém o visual marcante da linha, caracterizado pelo estilo de SUV cupê. A carroceria alongada, a queda do teto e a traseira elevada criam um perfil esportivo, enquanto a altura do solo e os elementos robustos reforçam o caráter SUV.

A versão híbrido-leve não altera o design externo, mas agrega ao conjunto a proposta de um carro mais tecnológico e eficiente, alinhado às tendências de eletrificação do mercado.

Motorização e funcionamento do sistema híbrido-leve

O Fastback Audace Hybrid utiliza o motor 1.0 turbo GSE T200, que entrega:

• até 130 cv com etanol,

• 125 cv com gasolina,

• 20,4 kgfm de torque,

• câmbio CVT com sete marchas simuladas.

A diferença está na adoção do sistema MHEV (mild-hybrid), que não move o carro sozinho, mas atua como suporte ao motor a combustão.

Como funciona o sistema híbrido-leve do Fastback

• Utiliza um motor-gerador (BSG) ligado ao motor por correia.

• Usa duas baterias de 12 V, sendo uma de íon-lítio, responsável por armazenar e liberar energia ao sistema elétrico auxiliar.

• Atua nas arrancadas, reduzindo o esforço do motor a combustão.

• Auxilia na recuperação de energia durante desacelerações.

• Contribui para a redução do consumo e emissão de poluentes.

Trata-se de um tipo de eletrificação mais simples que os híbridos tradicionais (HEV), mas eficiente em ambientes urbanos.

Foto: divulgação

Consumo e desempenho na prática

Durante os dias de teste, o Fastback Audace Hybrid demonstrou comportamento eficiente no trânsito denso, onde o sistema híbrido atua com maior frequência. As arrancadas ficam mais suaves e o motor trabalha com menos esforço em retomadas curtas.

A Fiat divulga números competitivos para o segmento:

• 12,6 km/l (cidade, gasolina)

• 13,9 km/l (estrada, gasolina)

• Com etanol, o consumo é menor, mas permanece equilibrado dentro da categoria dos SUVs compactos turbinados.

Em rodovia, o câmbio CVT mantém o giro baixo, colaborando para uma condução confortável e silenciosa.

Segurança e equipamentos

A versão Audace se destaca por entregar um pacote considerável de segurança ativa e preventiva. Entre os itens disponíveis, estão:

Segurança ativa

• Frenagem autônoma de emergência (AEB)

• Assistente de permanência em faixa (LKA)

• Alerta de saída de faixa (LDW)

• Farol alto automático

• Controle de tração e estabilidade (TCS/ESC)

Segurança passiva

• Airbags obrigatórios

• Estrutura reforçada

• Sistema de fixação infantil Isofix

Conveniência e assistência ao motorista

• Câmera de ré

• Sensores de estacionamento traseiros

• Direção elétrica progressiva

• Monitoramento de pressão dos pneus

O conjunto se mostrou eficiente para quem busca um SUV moderno, com foco em segurança e condução estável.

Interior, espaço e tecnologia embarcada

Por dentro, o Fastback traz acabamento simples, mas bem montado, com foco em praticidade. O painel central abriga a multimídia de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Outros destaques incluem:

• Carregador por indução

• Ar-condicionado digital

• Entrada USB dianteira e traseira

• Bancos com bom apoio lateral

• Direção leve, ideal para uso urbano

O porta-malas de 516 litros é um dos maiores da categoria, tornando o modelo uma boa opção para famílias.

Comportamento dinâmico

O Fastback Audace híbrido-leve oferece uma condução confortável, especialmente em pisos irregulares. A suspensão tem ajuste voltado ao uso diário e absorve bem buracos e desníveis urbanos.

A direção é leve em manobras e ganha peso em velocidades maiores, enquanto o câmbio CVT prioriza suavidade, com simulação de marchas que ajuda a reduzir a sensação de esticada.

O sistema híbrido-leve entra em ação sem que o motorista perceba, contribuindo para:

• arranques mais rápidos,

• menor ruído interno,

• resposta mais linear do trem de força.

Conclusão O Fiat Fastback Audace Hybrid, cedido pela Fiat Orvel, demonstra ser um modelo equilibrado, combinando boa dose de tecnologia, segurança atualizada,

Foto de Gustavo Lopes

Gustavo Lopes

Gustavo Lopes é o autor da coluna Tempo Novo Motor, um espaço dedicado ao universo dos automóveis. Na coluna, ele comenta os principais lançamentos do setor, traz análises sobre novos modelos e compartilha as tendências que movimentam o mercado automotivo.

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