
ERRATA: Anteriormente, o Jornal Tempo Novo havia informado que o terreno pertencia à Casa dos Serralheiro. Porém, a afirmação estava equivocada. O terreno é de propriedade da Construtora Bremenkamp.
Um terreno que pertence a Construtora Bremenkamp está tirando a paz e o sono de moradores de José de Anchieta, na Serra. O local, praticamente abandonado, está tomado de mato e objetos. A comunidade denuncia que o lote baldio se tornou um ‘point da dengue’, servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
Até agora, cerca de dez moradores dos arredores da área foram contaminados por dengue.
De acordo com Juliana Gonçalves, vizinha do terreno, a área está desocupada e sem cuidados há anos. “Este terreno está abandonado e contém muitos focos de dengue; neste ano, tivemos dez casos de dengue entre moradores das proximidades”, disse.
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o terreno é propriedade da empresa Construtora Bremenkamp, arrematado em um leilão da União.
Juliana, moradora do bairro, ainda afirma que foram inúmeras tentativas de contato com a empresa para realizar a limpeza do local, porém, sem sucesso.
Localizado às margens da BR-101, ao lado de um posto de gasolina, o terreno é cercado por chapa de tapume, mas isso não impede a entrada de moradores de rua. De acordo com o Código de Limpeza Pública da Serra, a limpeza de terrenos privados é de responsabilidade exclusiva do proprietário.
O Jornal Tempo Novo entrou em contato com o Grupo Bremenkamp, através de um dos seus responsáveis, mas a demanda foi ignorada e não houve retorno. O espaço, porém, segue aberto para manifestação.
A Prefeitura da Serra também foi acionada e informou que o Departamento de Fiscalização de Obras e de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai emitir uma notificação para que o terreno seja limpo.
Dengue na Serra
Em 2024, até o informe Técnico sobre Arboviroses publicado em 18 de fevereiro, foram registrados 3.862 casos de dengue, representando uma redução de 15,34 % referente ao mesmo intervalo de 2023 quando foram registrados 4.562 casos.
A queda é um reflexo da intensificação de ações de combate à dengue promovidas pela a Secretaria de Saúde. O 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024 foi concluído, visando mapear os pontos de maior infestação e aprimorar as estratégias de combate.
Destacam-se as ações envolvendo a comunidade, especialmente aos finais de semana, com visitas domiciliares para eliminar focos do mosquito. A população também está sendo instruída sobre práticas preventivas em suas residências. Mutirões ao longo do ano, com a participação de vários setores, têm sido promovidos para reforçar o combate à dengue.
A Secretaria de Saúde ressalta que as ações de combate no município continuam de forma regular e contínua, abrangendo a colocação de larvicidas, pulverização com bombas costais, educação em saúde, bloqueios conforme casos notificados, e visitas estratégicas a locais propensos à proliferação do mosquito.

