O Terminal de Carapina, localizado na Serra, passará por uma ampla reforma e ampliação a partir de março deste ano. O projeto prevê melhorias estruturais, como novo pavimento em concreto, cobertura, sistema de drenagem, reforma dos banheiros, adequações de acessibilidade e calçadas adaptadas para pedestres.
A ordem de serviço deve ser assinada pelo governador Renato Casagrande em março deste ano. A previsão é que as obras sejam concluídas até setembro de 2027.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o terminal passará por uma revitalização completa, com modernização de toda a sua estrutura física. As informações foram apuradas pelo Portal Tempo Novo.
Além da reforma, o Terminal de Carapina será ampliado com a incorporação de um terreno vizinho, que acrescentará mais de seis mil metros quadrados à área total do equipamento. A ampliação foi definida após análise técnica e financeira do projeto.
Leia também
“A gente optou por ampliar porque havia uma área disponível ao lado do terminal. Para construir um novo, seria necessário começar do zero, o que encarece o processo. A reforma e ampliação ficam mais em conta e permitem uma entrega mais rápida para a população. Em Carapina, já estamos adquirindo uma área ao lado com cerca de seis mil metros quadrados. Será um terminal muito grande”, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Ainda de acordo com Damasceno, a reforma incluirá obras de drenagem, concretagem do piso, readequação das entradas e saídas de ônibus e pedestres, além da construção de novos banheiros e cobertura.
Projeto era construir novo terminal na Serra
A intervenção ocorre após o Governo do Estado cancelar o projeto anterior, que previa a construção de um novo terminal às margens da BR-101. Segundo a Semobi, o alto custo para aquisição do terreno inviabilizou a proposta, levando o Estado a optar pela modernização do terminal já existente.
Ampliação do Terminal de Carapina
Com a ampliação, a capacidade operacional do terminal deve aumentar em cerca de 30%. Para viabilizar a nova área, o governo iniciou o processo de desapropriação do terreno vizinho. “A ação judicial já foi protocolada, mas ainda não há prazo definido para a anexação da área”, informou o secretário.
O novo projeto seguirá o modelo de modernização adotado no Terminal do Ibes, em Vila Velha, e tem como objetivo reorganizar os espaços, melhorando as condições de operação e circulação dos usuários do Sistema Transcol.
Inaugurado em 11 de maio de 1989, o Terminal de Carapina foi o primeiro terminal do Sistema Transcol.