Tartaruga morta afogada por rede de pesca é encontrada em praia da Serra

Compartilhe:
Foto: Divulgação
A tartaruga é da espécie caretta caretta. Foto: Divulgação

A beleza de Praia de Carapebus, na Serra, deu espaço para uma cena triste nesta quarta-feira (12). Acontece que uma tartaruga da espécie tartaruga-cabeçuda foi encontrada morta por banhistas nas areias do balneário durante essa quinta-feira (12).

O animal não morreu na praia, mas foi lançado pelas ondas do mar e acabou sendo avistado por moradores. A tartaruga, provavelmente, morreu afogada em rede de pesca muito utilizada em alto mar por pescadores e que causa inúmeros acidentes com os bichinhos.

Quem afirma isso é o biólogo Cláudio Santiago. “É a espécie mais comum em nossa região. Provavelmente, morreu enroscada e afogada em rede de pesca. Como os pescadores não podem se utilizar da carne e nem vender eles liberam da rede e deixam elas serem levadas para as areias ou algum animal comer no mar”, explicou.

Santiago ainda afirmou que o animal encontrado era adulto e muito reprodutivo. “É uma tartaruga adulta, reprodutiva e infelizmente é uma perda”, acrescentou.

Por fim, o biólogo disse que o corpo da tartaruga já está em decomposição. “Ela já deve ter morrido há vários dias, pois está inchada e em acelerado estágio de decomposição”, finalizou.

A bióloga, pesquisadora e coordenadora do ‘Projeto Chelonia mydas’, Camila Miguel, também afirmou que a tartaruga pode ter sido vítima de rede de pesca. “Ela tá bem inchada com certeza morreu antes de chegar na praia. É bem provável (que tenha morrido por rede de pesca) já que nas fotos ela não parece ter nenhuma fratura ou machucado que poderia indicar outra coisa”, contou.

Foto: Divulgação

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também