Suzano incorpora Fibria e agora  é dona de quase 9% da Serra

Compartilhe:
Empresa tem autorização para captar 5 mil litros de água por segundo do rio Doce, mas foi obrigada a suspender por conta da lama

 

A fusão foi consolidada há pouco mais de um mês. Foto: Divulgação

A fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose foi consolidada há pouco mais de um mês, em 14 de janeiro. Com isso, 4.810 hectares de plantações de eucalipto e áreas de preservação que a Fibria tinha na Serra – o que dá cerca de 8,8% do território do município – passam para o controle da Suzano, nova marca criada.

O mesmo vale para a planta de fábrica de celulose branqueada de Aracruz e as plantações de eucalipto em 19 municípios do Espírito Santo, além do sul da Bahia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Suzano/Fibria, na Serra a área de plantio da empresa é de 2,44 mil hectares, correspondendo a 2,2% do total de eucaliptos plantados no estado com o fim de produção de celulose. Disse que a Suzano/Fibria também possui 2,37 mil hectares na cidade de áreas de conservação (matas preservadas).

Questionada se a fusão implicaria mudanças na política de negócios da empresa, a Suzano disse que por enquanto não havia nenhum plano.

À época da fusão, foi divulgado que a operação torna a Suzano líder mundial na produção em celulose de mercado (pasta de celulose), além de maior companhia do agronegócio brasileiro. A partir de agora os acionistas da Suzano detêm 46,4% do controle da empresa, e os acionistas da Votorantim (empresa que havia comprado a Aracruz Celulose e a transformado em Fibria) ficam com 5,6% das ações.

Para efetivar a fusão, a Suzano Papel e Celulose pagou R$ 27,8 bilhões aos acionistas da Fibria Celulose. Em seu site, a Suzano diz que gera no Brasil 37 mil empregos diretos e indiretos; possui 11 unidades industriais; exporta R$ 26 bilhões por ano, atendendo a 86 países com 11 milhões de toneladas de celulose.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também