Sônia Cabral será palco do espetáculo “Inconstante” neste fim de semana

Compartilhe:
Sônia Cabral
Sônia Cabral
Encenado por Cecília Hermeto, Bárbara Veronez e Julia Fachetti, o espetáculo terá três apresentações gratuitas, na Casa da Música Sônia Cabral. Crédito: Bernardo Firme

Neste final de semana, a Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, será palco do espetáculo “Inconstante” criado pela bailarina e coreógrafa Gabriela Moriondo e pelo artista multimídia Glauber Vianna.

A peça une o trabalho de dança contemporânea à pesquisa em arte-tecnologia em torno do conceito de espacialização do inconsciente e de fragmentação de memórias, por meio da programação sincronizada de luz, sombra, som e corpo.

Encenado por Cecília Hermeto, Bárbara Veronez e Julia Fachetti, o espetáculo terá três apresentações gratuitas entre os dias 12 e 14 de janeiro, às 19h, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. Além disso, no dia 12 de janeiro, será realizado ainda um ensaio aberto tendo como público-alvo estudantes de artes visuais, plásticas, cênicas e afins, por meio de inscrições via Google Forms, a partir desta quinta-feira (04).

No espetáculo, como em um flashback que precede a morte, três bailarinas de diferentes gerações, separadas por cerca de 50 anos, tocam lembranças de forma imersiva e subjetiva a cada cena, a fim de provocar nos espectadores uma profunda reflexão sobre a vida. A partir da sincronia entre luz, sombra, som e corpo, a criação se apoia em uma teia de fragmentos de memórias, explorando passado, presente e futuro em meio a uma cenografia futurista, surreal e etérea.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 10/2022 – Artes Cênicas, da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto foi concebido visando à experimentação em torno das conexões entre dança e tecnologia, a partir do encontro entre os artistas Glauber Vianna e Gabriela Moriondo. Desde antes da pandemia de Covid-19, os dois já demonstraram interesse em trabalhar juntos, compartilhando suas pesquisas.

Com direção artística de Glauber Vianna, o espetáculo fundamenta-se em sua pesquisa sobre obras que exploram a experiência audiovisual e suas linguagens tecnológicas e híbridas, tendo sido desenvolvido a partir de uma estética que provoca a imersão e a sinestesia do espectador de forma arrebatadora.

Paralelamente, a direção coreográfica de Gabriela Moriondo foi construída a partir de laboratórios de criação com as três bailarinas, pautados no estudo de movimento de Rudolf Laban, a fim de alcançar com elas um grande domínio das especificidades do movimento, propiciando uma presença em cena autêntica, sensível, hipnótica e etérea.

O intercâmbio entre artistas que exploram diferentes linguagens, bem como entre bailarinas com idades e históricos tão distintos na dança (clássica, flamenca e afra), é algo que contribui para a concretização desse espetáculo imersivo, provocando a ideia de interrupção cronológica e espacial, abordando diferentes, complexas e curiosas nuances de fragmentos de memórias ao tecer essa teia dramatúrgica.

Serviço:

Espetáculo “Inconstante”

  • Quando: de 12 a 14 de janeiro
  • Horário: às 19h
  • Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
  • Entrada gratuita, com retirada dos ingressos pela plataforma Sympla, neste link
  • Obs.: o espetáculo não é recomendado para pessoas com fotossensibilidade
  • Ensaio aberto
  • Quando: 12 de janeiro
  • Horário: das 9h30 às 11h
  • Local: Casa da Música Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Centro de Vitória
  • Público-alvo: estudantes de artes visuais, plásticas, cênicas e afins
  • 80 vagas
  • Inscrições gratuitas pelo Google Forms
  • Transmissão ao vivo
  • Quando: 14 de janeiro
  • Horário: às 19h

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também