Categories: Economia

Sobretaxa do aço ameaça milhares de empregos na Serra

 

Produção de aço na ArcelorMittal Tubarão: 12,5% da produção da siderúrgica instalada na Serra vai para o mercado norte-americano, segundo o Instituto Aço Brasil. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

A suspensão da sobretaxa de 25% para importação de aço no EUA enquanto o Governo Trump negocia com o Brasil, alivia a economia do Estado e da Serra, que podem sofrer forte impacto caso o aumento seja efetivado. E um dos principais temores é a perda de empregos.

Isto porque afeta diretamente as duas maiores empresas que atuam no Estado, a ArcelorMittal Tubarão e Vale, além de toda cadeia produtiva associada a elas. Os EUA compram 40% de placas de aço e 10% bobinas da Arcelor. E o minério usado para a fabricação é fornecido pela Vale.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos no Estado do Espírito Santo (Sindimetal), Max Célio de Carvalho, só a ArcelorMittal Tubarão e Vale geram quase 15 mil empregos no estado, parte deles na Serra, já que parte das gigantes está instalada no município, bem como suas fornecedores, espalhadas nos polos industriais da cidade.

“Só na Arcelor são cerca de 7,5 mil trabalhadores e mais 8 mil na Vale, fora os terceirizados. Ainda tem muita coisa para acontecer, mas é claro que se a sobretaxa se concretizar será um aspecto bem negativo para o estado e para a Serra, pois vai reduzir a produtividade e consequentemente os postos de trabalho”, aponta.

Para ele, no entanto, a decisão do presidente americano deve ser revertida. “O principal produto capixaba e brasileiro exportado é semimanufaturado e é manufaturado nas empresas americanas, portanto além da pressão externa há pressão interna. Avaliamos que esse anúncio do Trump é mais uma movimentação política que econômica, pois para manter as negociações ele determinou algumas medidas. Por exemplo, ospaíses interessados em negociar não podem entrar com processo na Organização Mundial do Comércio”, explica.

Para o 1° vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, a suspensão da sobretaxa reduz o impacto na economia capixaba. “Não temos os possíveis números de empregos que seriam perdidos caso a sobretaxa se consolide, mas com a tendência do governo Trump em não sobretaxar enquanto discute com o Brasil, esse impacto fica reduzido”, aposta.

A taxa de importação atual é de 2%. A de 25% iria entrar nesta sexta-feira (23), mas os EUA suspenderam a medida enquanto negociam com o governo brasileiro, que tenta reverter à sobretaxa.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

9 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

9 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

10 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

10 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

10 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

10 horas atrás