Skatistas se unem para fazer plano de desenvolvimento para o esporte na Serra

Compartilhe:
O objetivo é fazer um plano de ação para o esporte crescer na cidade. Foto: Divulgação

O Brasil se destacou na Olimpíada de Tokyo, no Japão com a skatista de apenas 13 anos, Rayssa Leal que faturou medalha de prata na competição. Na Serra, o movimento de skatistas está se organizando para fazer com que o esporte cresça na cidade.

À frente da iniciativa Sebastião Cancio, da Associação dos Skatistas da Serra, que disse que as ações começaram com uma reunião com as lideranças do skate no município para mapear a situação dos equipamentos públicos espalhados pela cidade.

Segundo Tião, a Serra é a cidade que mais tem aparelhos de skate no ES. No total, a cidade possui 22 pistas de skates espalhadas por diversos bairros do município. “Temos excelentes pistas em Bicanga, Serra Dourada II e III, Manguinhos e Porto Canoa. As outras 17, estão em péssimas condições. Vamos procurar o poder público para tentar mudar esta história”.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Tião disse que entre as ações que serão propostas está o Programa de incentivo a Escolinhas de Skate. “Também queremos alinhar um calendário de eventos na Serra, participação da Associação de Skatistas da Serra nas decisões sobre o esporte na cidade. Também vamos pleitear a reforma das pistas de Manguinhos, Cidade Continental, Porto Canoa, Serra Dourada, Barcelona e Nova Almeida e um novo projeto para Parque da Cidade, Jacaraípe, Planalto Serrano, Serra-Sede”.

O primeiro passo, de acordo como Tião, foi em Planalto Serrano, numa reunião com o vereador Paulinho do Churrasquinho.

“Conversamos sobre a reformulação da praça que prevê espaço para a prática de skate, praticantes da comunidade e adjacências, e o presidente da Associação de Skatistas da Serra, apontou a necessidade de participação da Associação e de praticantes do entorno, nas decisões do projeto, além da importância da contratação de empresa específica para execução do mesmo. O movimento foi amplificado por André Tavares através de suas redes sociais, e organizado pelo Presidente da Associação dos Skatistas da Serra, Jhemisson Santos, o Presidente da Associação Capixaba de Skate, Laurinho, onde após o Vice Prefeito e Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, comunicar o interesse em reunir para dialogar com o movimento”, destaca Cancio.

Os representantes do skate se reuniram no dia 24 de julho, na “quadrinha” de Serra Dourada III, onde acontece a tradicional escolinha de skate aos sábados. “Nessa reunião foi elaborado uma proposta de Plano Para o Desenvolvimento do Skate na Cidade de Serra. As Associações, apresentaram um diagnóstico com imagens e analises das condições dos aparelhos voltados para o esporte na Serra”.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também