Categories: Notícias

Sindicato denuncia abuso de autoridade por parte de guardas municipais

A briga ocorreu em frente ao sindicato que tem como presidente Oswaldino, no destaque. Foto: Fábio Barcelos

Diretores do Sindicato dos Servidores da Serra – Sermus e moradores da Praça Barbosa Leão, na Serra centro estão reclamando da forma abusiva e agressiva com que foram abordados por um agente de trânsito e agentes da Guarda Municipal, na tarde de quarta-feira (07), por conta dos seus carros estarem estacionados em cima da Praça, situação que se verifica há mais de 20 anos, tendo em vista que a praça é o acesso da garagem do Sindicato e de famílias que residem no local.

A confusão começou na praça, a partir das multas que o agente de trânsito começou a aplicar aos veículos que se encontrava sobre a mesma, fato que gerou revolta nos proprietários dos automóveis e desencadeou para um ‘bate-boca’ entre os mesmos e o agente de trânsito, que teve o suporte de uma dupla da guarda armada e terminou na Rua Alfredo Calmon, com os guardas, em duas motos,parando um dos carros multados, com três senhoras dentro, obrigando-as a descerem do mesmo sob a mira de uma pistola. As senhoras são Josenete Fernandes Santos, Maria Edinéia Suella e Alvara Maria Lisboa Barcellos, todas servidoras municipais e que não representavam o mínimo de perigo, que justificasse o uso de armas.

O fato teve desdobramentos e na manhã de ontem (quinta-feira), o presidente do Sermus, Osvaldino Luiz Marinho e as pessoas que se sentiram atingidas se dirigiram ao DPJ de Laranjeiras, acompanhados de advogados e registraram queixa criminal contra o agente de trânsito e contra os dois guardas, pela forma agressiva e abusiva com que trataram os contribuintes.

‘Têm 20 anos que deixamos os carros em frente às nossas garagens, ninguém nunca falou nada, ninguém nunca multou; no local não há nenhuma placa de sinalização indicando proibição de estacionamento e do nada, sem nenhum aviso e nenhuma campanha educativa, aparece um agente de trânsito, grosso, mal educado, despreparado para o cargo, abusando de sua autoridade, multando aleatoriamente e fazendo ameaças descabidas e agredindo verbalmente as pessoas’, desabafa o presidente do Sindicato.

Osvaldino disse ainda que além das medidas criminais, através dos seus advogados, irá oficializar o chefe do executivo o fato e pedindo a abertura de um processo administrativo, para apurar o abuso de poder do agente e dos guardas municipais e que os mesmos sejam punidos administrativamente pelos seus atos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra que disse que não procede a informação de que agentes de trânsito apontaram armas para servidores, até porque eles não andam armados. As pessoas mencionadas foram abordadas por estacionarem em local proibido. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

25 segundos atrás

Golpistas vendiam consórcio falso na Serra e ameaçavam vítimas com arma de choque, revela Vandinho

Na manhã dessa quinta-feira (02), foi deflagrada a terceira fase da Operação Consórcio Fake mirando uma empresa de investimentos situada…

6 minutos atrás

Vidigal assina ordem de serviço para reformar unidade de saúde e praça de Chácara Parreiral

O prefeito Sergio Vidigal assinou na noite da última terça-feira (30) a ordem de serviço para a revitalização e ampliação…

19 minutos atrás

Promotor que já atuou na Serra toma posse como chefe do Ministério Público do ES

Nesta quinta-feira (02), Francisco Martínez Berdeal tomou posse como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo…

23 minutos atrás

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

1 hora atrás

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

17 horas atrás