Sindfer para ônibus da Vale em protesto por acordo coletivo justo

Compartilhe:
Foto: divulgação

Na manhã desta quarta-feira (12), o trânsito na orla de Camburi, em Vitória, ficou congestionado por conta de uma manifestação do Sindicato dos Ferroviários (Sindfer) em frente à portaria da Vale. A mobilização ocorreu em protesto contra a proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que prevê um reajuste abaixo da inflação.

O Sindfer tem repudiado a tentativa da mineradora de impor perdas salariais e reforçado sua pauta de reivindicações, que inclui o reajuste de 100% do INPC, garantindo a reposição integral das perdas inflacionárias, ganho real nos salários e no tíquete-alimentação, aumento do piso salarial da categoria e avanços nas cláusulas sociais do acordo.

Além disso, o Sindicato cobra da Vale a retomada das negociações sobre o acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 2025 a ser pago em 1° de março de 2026 e que segue travado devido a uma cláusula que pode prejudicar os trabalhadores.

Uma nova rodada de negociação está marcada para a tarde desta quarta-feira, e o Sindfer espera que a mineradora apresente uma proposta condizente com a força e a importância dos ferroviários para a operação da empresa.

“A Vale tem todas as condições de apresentar uma proposta que traga ganhos reais para os trabalhadores. O Sindfer não aceitará levar para assembleia nenhuma proposta que não contemple, no mínimo, 100% do INPC mais uma margem de ganho real e uma definição para o acordo de PLR”, afirmou o presidente do Sindfer, Wagner Xavier.

Wagner também destacou que mais de 80% da categoria é sindicalizada, o que demonstra a união e o apoio massivo dos trabalhadores às ações do Sindicato na busca por um acordo justo e digno para todos os ferroviários.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também