Sindfer ES/MG se soma à luta nacional pelo fim da escala 6×1

Compartilhe:
escala 6x1
Embora a escala 6x1, com 44 horas semanais, não atinja diretamente os trabalhadores da base do Sindfer ES/MG, que atualmente já contam com jornadas menores, o sindicato reforça sua  luta em solidariedade às demais categorias que enfrentam esse desafio. Crédito: Divulgação

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) defende, ao lado de outras entidades sindicais, o fim da escala 6×1, uma jornada exaustiva, que impõe até 44 horas semanais de trabalho e afeta milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.

Embora a escala 6×1, com 44 horas semanais, não atinja diretamente os trabalhadores da base do Sindfer ES/MG, que atualmente já contam com jornadas menores, o sindicato reforça sua  luta em solidariedade às demais categorias que enfrentam esse desafio. Para o Sindfer, reduzir a jornada de trabalho é ampliar a qualidade de vida e colaborar com a construção de uma sociedade mais justa, com espaço para a vida além do trabalho.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O debate avança no Congresso Nacional e já conta com passos importantes. O atual governo federal sinaliza apoio à pauta, mas o sindicato alerta que nenhuma conquista histórica da classe trabalhadora ocorreu sem mobilização social. 

Para o Sindfer ES/MG é preciso a participação de toda a classe trabalhadora para fortalecer a pressão popular  sobre deputados federais e senadores para que o tema avance e seja efetivamente pautado.

“Solidariedade de classe não se negocia. Apoio total a todas as categorias que estão na luta contra jornadas semanais desumanas, que adoecem os trabalhadores, impõem sobrecarga física e emocional, retiram o tempo de descanso e destroem a convivência familiar, o lazer e a saúde”, afirmou o presidente Wagner Xavier ao TN.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também