O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) tem se destacado na luta em defesa da classe trabalhadora, com recorde de sindicalizações e importantes vitórias jurídicas, como novas reintegrações obtidas recentemente na Justiça.
Desta vez, o sindicato conseguiu reintegrar duas trabalhadoras da Vale, do setor de Saúde e Segurança da companhia, que haviam sido demitidas de forma discriminatória após adoecimento.
Ao tomar conhecimento do caso, a diretoria do Sindfer acionou o setor jurídico da entidade, que ingressou com ação judicial e obteve decisão favorável, conquistando a reintegração. O processo segue em andamento.
As companheiras comemoraram o resultado e destacaram a importância do sindicato na defesa da categoria. “Toda vez que eu precisei do sindicato, eles me ajudaram prontamente. Precisamos sindicalizar, porque na hora que aperta, são eles que socorrem a gente”, disse uma das trabalhadoras reintegradas.
Leia também
Para o presidente do Sindfer, Wagner Xavier, a conquista reafirma o papel essencial do sindicato na proteção da categoria e na luta por justiça. “Quanto mais trabalhadores sindicalizados tivermos, maior será a força para defender a classe trabalhadora. Juntos somos fortes”, disse ao TN.

