Categories: Notícias

Servidores do Dório Silva sem vacina e máscara contra H1N1, denuncia sindicato

Os profissionais estão com medo da contaminação pela supergripe. Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

O Sindicato dos Servidores da Saúde no Espírito Santo (Sindisaúde) denunciou que cerca de 40 profissionais da rede estadual de saúde que atuam no Hospital Dório Silva em Laranjeiras, ainda estão sem receber a vacina contra o vírus H1N1 e trabalham sem máscara de proteção específica para atender pacientes com a doença ou com suspeita da mesma.

O diretor do Sindisaúde, Valdecir Gomes, disse que se o governo do Estado não providenciar as vacinas e as máscaras, vai tirar os profissionais – que seriam enfermeiros, técnicos de enfermagem e até médicos – do atendimento de emergência e aos pacientes suspeitos ou confirmados com a supergripe. “O profissional está ali para atender a população e o governo deveria garantir sua saúde. E o governo fala que vai comprar mais doses de vacina, mas até agora nenhuma resposta sobre prazos”, disse Valdecir.

Sob a condição do anonimato, um técnico de enfermagem que trabalha no Dório Silva disse que os profissionais ficaram sem vacina porque estavam de férias ou licença médica quando a dose foi aplicada. E tem também os casos de gente que foi contratada depois do período de imunização e não tem conseguido a imunização em postos de saúde e nem na rede privada por falta da vacina.

“Temos uma paciente na UTI com H1N1 confirmada e apenas os profissionais que lidam com ela receberam a máscara de proteção, que é a mesma para atender pacientes com suspeita de tuberculose. O hospital só tinha 15. E na semana passada tivemos que atender um paciente com suspeita de tuberculose sem nenhuma proteção”, explica a fonte.

Já a assessoria de imprensa do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), disse que todos os médicos do Dório Silva foram vacinados e desconhece a informação de que profissionais estejam trabalhando sem a máscara adequada ao atender casos suspeitos ou confirmados de gripe H1N1.

Por sua vez, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) negou que haja profissionais sem vacina e sem Equipamento de Proteção Individual (EPI) no Dório Silva. Segundo a assessoria de imprensa da Sesa, as máscaras são disponibilizadas de acordo com a necessidade do setor e dos profissionais.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás