Serranos se reúnem para montar decoração de Natal nas casas

Compartilhe:
A família de Renato Ribeiro mora em Barcelona e já montou sua decoração. Foto: Fábio Barcelos

O Natal está chegando. E dentre as tradições do período, está a de montar árvores e enfeites natalinos, atividade que muitas vezes envolve várias pessoas da família.

Na casa de Juscinara Lima, que fica em Parque Jacaraípe, a data é motivo de alegria. Todos da família participam da montagem da árvore. “Amamos esta época do ano. Enfeitamos a casa e juntamos a família para decorar e enfeitar tudo. Meu marido Evandro se veste de Papai Noel. Meu sobrinho também. Nossa família é pequena, mas fazemos questão de comemorar o momento. Temos que festejar, nossa vida é curta e temos que aproveitar os bons momentos, seja Páscoa, Carnaval, adoramos essas festas”.

Renato Ribeiro, que mora em Barcelona, também se reúne com esposa e filho para manter a tradição viva. “É muito importante para nossa família. A convivência entre pais e filhos é crucial; montar a árvore juntos e contar histórias natalinas. Vivemos numa sociedade consumista, em que muitas vezes a ideia é só gastar e comprar presentes. Por isso, eu penso que manter essa tradição viva é algo que precisa ser resgatado pelas pessoas”.

Jeisy da Silva, moradora de Alterosas, é uma das pessoas que amam essa época e ela tem o sentimento de espalhar esse amor para todos à sua volta. “Gostaria que todos sentissem o mesmo que sinto. Monto árvore, pisca-pisca e amo ver a decoração pela cidade. Achava lindo quando a Avenida Central era decorada”.

A moradora de Serra Dourada I Ana Maria de Oliveira,também gosta muito das decorações de Natal. “Amo montar a árvore e o presépio. Sempre que posso compro uma lembrancinha e coloco ao pé da árvore para cada pessoa que passa o Natal em minha casa. Finalizo com muita luz e guirlandas. Além de ser uma terapia, é gratificante celebrar o nascimento do nosso Salvador”.

Já Izania Moraes, de Manoel Plaza, não monta árvore de Natal, mas arruma a casa com muitos enfeites natalinos. “Todos os anos eu enfeito. Coloco chapéu de Papai Noel nas portas, cadeiras, luminárias e também uso enfeites de resina nos banheiros, nas mesas, monto presépio, xicaras”.

Quando desmontar

Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento, no caso de 2019, 1º de dezembro. Advento é o tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. O dia de desmontar é 12 de janeiro. O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. Como a celebração da liturgia acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 12 de janeiro de 2020.

Árvore gigante no Parque da Cidade e iluminação na Sede

No Parque da Cidade, segundo a Prefeitura da Serra, está a terceira maior árvore de Natal do Brasil. O objeto tem 40 metros de altura, o tamanho de um prédio de 15 andares e conta com 200 mil microlâmpadas de led.

O local é um point para os serranos tiraram a tradicional selfie. Além da árvore, o espaço recebeu enfeites e pisca-pisca na passarela e em outros locais.

Outra região que está enfeitada na Serra é a Sede. As ruas por lá receberam enfeites como anjo aramado e sagrada família, além de pisca-pisca em 72 árvores, 102 postes e 32 palmeiras. Na igreja Nossa Senhora da Conceição também tem imagens projetadas à noite nas paredes do templo.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também