Serrano só tem água por três meses se não chover

0
Rio Santa Maria na captação da Cesan no Queimado, Serra: pouca água. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/Março 2015
Rio Santa Maria na captação da Cesan no Queimado, Serra: pouca água. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/Março 2015

Caso não chova nas próximas semanas, a Serra só tem mais três meses de abastecimento de água garantido. A informação é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A situação só não é pior porque ainda há água armazenada na represa de rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá. É ela que está garantindo a vazão do rio Santa Maria, que atende toda a Serra, zona norte de Vitória, bairros de Cariacica às margens da rodovia do Contorno e Praia Grande em Fundão.

Ontem (14) a vazão do rio era de 2,7 mil litros por segundo. O nível crítico é de 3,8 mil litros. A média para esta época do ano, de pouco mais de 13 mil litros. Os dados são da Agerh. Mas há uma porção da Serra que a situação está ainda pior, e só tem água através de carro pipa. É a região de Chapada Grande, localizada às margens da BR 101. Lá o córrego que atende a comunidade secou.

O agravamento da severa estiagem que castiga o ES há três anos levou o Governo do Estado a manter o decreto que limita a irrigação e a captação de água para indústrias que retiram o líquido direto do leito dos rios para o período noturno, das 18h às 5h.

Curiosamente, a medida não se estende às indústrias que compram água captada pela Cesan.

Comentários