Serrano só tem água por três meses se não chover

Compartilhe:
Rio Santa Maria na captação da Cesan no Queimado, Serra: pouca água. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra
Rio Santa Maria na captação da Cesan no Queimado, Serra: pouca água. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/Março 2015
Rio Santa Maria na captação da Cesan no Queimado, Serra: pouca água. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra/Março 2015

Caso não chova nas próximas semanas, a Serra só tem mais três meses de abastecimento de água garantido. A informação é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A situação só não é pior porque ainda há água armazenada na represa de rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá. É ela que está garantindo a vazão do rio Santa Maria, que atende toda a Serra, zona norte de Vitória, bairros de Cariacica às margens da rodovia do Contorno e Praia Grande em Fundão.

Ontem (14) a vazão do rio era de 2,7 mil litros por segundo. O nível crítico é de 3,8 mil litros. A média para esta época do ano, de pouco mais de 13 mil litros. Os dados são da Agerh. Mas há uma porção da Serra que a situação está ainda pior, e só tem água através de carro pipa. É a região de Chapada Grande, localizada às margens da BR 101. Lá o córrego que atende a comunidade secou.

O agravamento da severa estiagem que castiga o ES há três anos levou o Governo do Estado a manter o decreto que limita a irrigação e a captação de água para indústrias que retiram o líquido direto do leito dos rios para o período noturno, das 18h às 5h.

Curiosamente, a medida não se estende às indústrias que compram água captada pela Cesan.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também