Serrano produz peixe e gera renda em bairro da Serra

Compartilhe:
Valdeir cria as tilápias no quintal de casa. Foto: Fábio Barcelos
Valdeir cria as tilápias no quintal de casa. Foto: Fábio Barcelos

Muita gente gosta de saborear a carne branquinha da tilápia, um tipo de peixe da água doce, muito encontrado em lagoas, lagos e rios. Agora imagina poder produzir o pescado em área urbana?

É o que acontece em Chácara Parreiral, onde um pescador amador começou uma pequena criação de tilápia no quintal de casa. Segundo Valdeir Souza, tudo começou porque ele sempre achou o peixe bonito.

“Resolvi investir. Criei uma técnica própria e hoje tenho quatro tanques onde crio as tilápias e ainda consigo uma renda extra vendendo elas em minha mercearia para amigos e conhecidos. Vendo o peixe inteiro e faço as postas, filés também, do jeito que pessoa quiser. Entrego prontinho para o consumo, é só temperar a gosto”, conta.

Os pescador amador também possui peixes ornamentais, como a pirarara. Foto: Fábio Barcelos

Além das tilápias, nos tanques de Valdeir é possível encontrar outras espécies como carpa colorida, synodontis, cascudo e pirarara. “A pirara é um peixe bem grande típico da bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. Eu tenho alguns exemplares aqui e não são para venda, são ornamentais. Os meus tem cerca de 70  cm e pesam uns 4kg. Mas este peixe é bem grande ele pode chegar a 100cm e pesar 80kg”, descreve.

As tilápias, segundo Valdeir,  nascem nos próprios tanques. “Mas também compro alevinos em locais seguros”. Já as pirararas ornamentais vieram de Castelo. Valdeir acrescenta que ele recircula a água, faz filtragem do líquido com ajuda plantas aquáticas e limpa os tanques duas vezes por semana.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também