Serra vai sediar encontro internacional de capoeira

Compartilhe:
Serra
Serra
A associação A.C.A.P.O.E.I.R.A. – que atende pessoas na Serra e em Cariacica, não tem fins lucrativos e atende hoje a 230 crianças e adolescentes com esporte e cultura. Crédito: Divulgação

Neste final de semana a Serra vai sediar o Encontro Internacional de Capoeira. Será em Manguinhos, e a organização é do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A. (Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo às Raízes Afro-brasileira) do Mestre Capixaba.

Além de levantar bandeira do esporte no município, capoeiristas capixabas e até de outros países estarão presentes na agenda.

De acordo com a organização, serão quatro dias de evento, com a agenda iniciando na quinta-feira (4) e terminando no domingo (7).

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

As rodas de capoeira, oficinas e vivências acontecem na quadra poliesportiva de Manguinhos. Logo depois, vai ter shows com artistas locais na Praça principal da vila. O evento terá apresentação, rodas e aulas de capoeira, shows com bandas locais, samba e formatura de mestres e entrega de cordas.

“Alguns projetos sociais aliados ao grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A. terão dias de cursos gratuitos para beneficiários. Quem é particular paga para ter esses cursos e oficinas. Temos pessoas vindas do mundo inteiro. A maior homenagem do evento serão os mestres que receberão a graduação, serão cerca de 10 mestres”, informou Morena Joffily.

Dessa maneira, quem quiser participar basta ligar para o telefone 27 99647-6790 com o Mestre Capixaba.

Além do esporte, vai ter roda de samba e shows de diversos ritmos com bandas locais. “Temos capoeiristas de diversos países. Alguns inclusive já estão em Manguinhos hospedados e prontos para participar do encontro”.

+ Inscrições abertas para 125 cursos gratuitos em faculdades da Serra

Serra
Marcelo Manguinhos, que é nativo da vila, é um dos capoeiristas que irão se tornar Mestre no evento. Crédito: Divulgação

Formatura na porta de casa na Serra

Confirmados estão atletas de países como Irlanda, Alemanha, Suíça e França. “Este evento é de grande significado para a comunidade de Manguinhos, tendo em vista que uma das pessoas que ganhará a graduação de mestre é o Marcelo Azevedo, nativo da comunidade”, adiantou Morena.

O evento terá capoeiristas de todas as idades, sendo que Cariacica e Serra terão o maior número de representantes mirins. As crianças dos projetos sociais Transformando Vidas e Diamantes da Lamas liderados por Baixinha, Mestre Jefinho e professor Budião serão a maioria no encontro.

Marcelo Azevedo, conhecido como Manguinhos, vai receber a graduação de Mestre na porta de sua casa. “Ele é filho de pescador, filho de congueiro e congueiro, além de ser capoeirista há anos. E agora, chegou a hora da conquista, galgou os degraus da vida dele e chegou o momento da tão esperada corda de mestre. Marcelo vai receber a corda de mestre na porta da casa dele. Sobretudo é conquista pessoal para ele e por consequência para a comunidade de Manguinhos também. É o ouro da casa”.

Primeira mulher mestra

Já Baixinha será a primeira mulher a se formar Mestra na A.C.A.P.O.E.I.R.A., recebendo em Manguinhos, o reconhecimento por seu trabalho de dedicação à capoeira e a promoção da educação, cultura, lazer e esporte junto à crianças, jovens, idosos e adultos.

Segundo informações de Morena, o evento está na 12ª edição e tem por objetivo promover a capoeira, arte marcial genuinamente brasileira e consagrada internacionalmente como um dos ícones da cultura por sua originalidade”.

O evento é organizado pelo Mestre Capixaba em parceria com a Com Manguinhos, que é uma associação sem fins lucrativos e atende hoje a 230 crianças e adolescentes com esporte e cultura. A realização do evento é da A.C.A.P.O.E.I.R.A. e da Com Manguinhos com apoio da Associação de Moradores de Manguinhos (Amman), Associação Comercial de Manguinhos (ACBM) e Prefeitura da Serra.

Serra

Confira a agenda completa

Encontro Internacional A.C.A.P.O.E.I.R.A

Quinta-feira (4/8)

Quadra poliesportiva de Manguinhos

  • 18h30: Aulas de capoeira para todos os níveis

Sexta (5/8)

Quadra poliesportiva de Manguinhos

  • 10h30 às 12h: Roda de capoeira
  • 17h30 às 20h30: Vivências culturais

– Posteriormente, show com bandas locais na praça de Manguinhos

Sábado (6/8)

Quadra poliesportiva de Manguinhos

  • 09h30 às 12h30: aulas de capoeira e musicalidade
  • 17h30 às 20h: entrega de cordas e formatura

– Posteriormente, show com bandas locais na praça de Manguinhos

Domingo (7/8)

Quadra poliesportiva de Manguinhos

  • 10h: Aulão de capoeira aberto
  • 12h: Encerramento do evento

– Posteriormente, show com bandas locais na praça de Manguinhos

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também