Serra vai regularizar trabalho e doar barracas para ambulantes de Laranjeiras

Compartilhe:
Ambulantes Prefeitura da Serra Avenida Central de Laranjeiras
Crédito: Arquivo Tempo Novo
Ambulantes Prefeitura da Serra Avenida Central de Laranjeiras
Vendedores ambulantes de Laranjeiras poderão trabalhar nas ruas transversais e na Avenida Euclides da Cunha, de acordo com a Prefeitura da Serra. Crédito: Arquivo Tempo Novo

A Prefeitura da Serra está trabalhando em um projeto para retirar os ambulantes da Avenida Central de Laranjeiras e regularizar a situação da categoria. Os vendedores serão realocados para a Avenida Euclides da Cunha e ruas transversais, com emissão de licença e doação de barracas padronizadas para atuação nessas vias.

Conforme informado com exclusividade pelo Jornal Tempo Novo na terça-feira (28), a intenção principal é desobstruir as calçadas da principal avenida do centro comercial e regularizar a situação dos camelôs, que trabalham de forma irregular e sem nenhuma legislação que permite a atuação na região.

De acordo com Ailton Rodrigues de Siqueira, diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas (DFOP), 70 vendedores ambulantes já foram cadastrados e terão licença para trabalhar em locais definidos.

Além disso, a Prefeitura da Serra vai doar barracas padronizadas para os ambulantes, a fim de melhorar o trabalho e evitar poluição visual. A iniciativa foi acertada em reuniões realizadas pela Prefeitura da Serra junto aos camelôs, que aprovaram a decisão.

“Essa é a primeira vez que os ambulantes de Laranjeiras estão sendo regularizados. Nós cadastramos 70 vendedores e agora eles terão licença para trabalhar. Os locais de trabalho também serão definidos e vamos doar barracas padrões para quem precisar”, disse.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Serra vai proibir ambulantes na Avenida Central

Diretor do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas, Ailton Rodrigues de Siqueira. Crédito: Divulgação

Os ambulantes deverão sair da Avenida Central de Laranjeiras em até 60 dias, prazo para confecção e entrega das barracas pela Prefeitura da Serra. Após esse período, será proibido qualquer tipo de comércio ambulante na Avenida Central.

“Daqui 60 dias vamos entregar as barracas e os ambulantes serão colocados nas ruas transversais e na Euclides da Cunha. Depois disso, vamos aumentar a fiscalização na Avenida Central e não vamos permitir nenhum tipo de comércio deste tipo por lá”, afirmou Ailton.

Do fracasso do camelódromo de Audifax à relação amigável com Vidigal

A disputa entre os ambulantes e a Prefeitura da Serra começou durante a gestão do então prefeito Audifax Barcelos em meados de 2015. Desde 2021, no entanto, a relação entre o Município e os vendedores foi apaziguada, já que a liderança do movimento tem afinidade com a gestão de Sergio Vidigal.

Os ambulantes, inclusive, participaram da campanha eleitoral do prefeito em 2020 e da tentativa de eleição da primeira-dama da Serra, Sueli Vidigal, para a Câmara de Deputados.

Essa não é a primeira vez que a Prefeitura da Serra tenta resolver o conflito envolvendo os ambulantes de Laranjeiras.

Por um lado, os comerciantes reclamam da concorrência desleal e os clientes relatam obstruções nas calçadas do bairro. Por outro lado, os camelôs afirmam que essa é a única alternativa para sustentar suas famílias e que os ambulantes legalizados não usam as calçadas, mas pagam pelas vagas ocupadas no estacionamento rotativo de Laranjeiras.

Em 2015, por exemplo, o Município tentou demarcar vagas específicas para os ambulantes em ruas e avenidas de Parque Residencial Laranjeiras. Poucos meses depois, no entanto, a situação saiu do controle e o bairro ficou lotado de camelôs.

Em 2017, a gestão de Audifax Barcelos fracassou ao construir um camelódromo – um espaço fixo e fechado para o comércio ambulante. A área foi ocupada por poucos meses, mas logo depois foi esvaziada pelos vendedores, que voltaram para a Avenida Central.

Em 2019, a Prefeitura da Serra desistiu do camelódromo e o espaço permanece fechado até hoje. Naquele ano, a administração municipal afirmou ter legalizado o comércio ambulante em determinados locais do bairro, mas na prática a situação continuou a mesma e os camelôs continuaram atuando em qualquer rua ou calçada do bairro.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também