A Serra terá um novo e importante reforço na rede de saúde: uma Policlínica Regional será construída no bairro Portal de Jacaraípe, com capacidade para ofertar mais de 15 especialidades médicas, exames de imagem e serviços multiprofissionais. A nova unidade tem como objetivo ampliar o acesso da população ao atendimento especializado e reduzir as filas de espera.
A obra foi confirmada nesta sexta-feira (10), com a assinatura do termo de compromisso por parte da Prefeitura da Serra, por meio de sua Secretaria de Saúde. O investimento, de aproximadamente R$ 30 milhões, será viabilizado com recursos do Novo PAC, do Governo Federal, e integra a política de regionalização da saúde pública.
O projeto da Policlínica inclui consultas em áreas como cardiologia, pediatria, ginecologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, dermatologia e outras. A estrutura também oferecerá exames como raio-X, ultrassonografia, mamografia e eletrocardiograma, além de atendimentos com nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.
A nova unidade será construída em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2026 e sejam concluídas até janeiro de 2028.
Leia também
Durante o evento, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, destacou que a construção representa um compromisso com o desenvolvimento da cidade e com a melhoria do cuidado em saúde. Ele também anunciou que o atual AMES (Ambulatório Municipal de Especialidades) será transformado em um Centro de Atenção à Saúde das Crianças Neuroatípicas, assim que a policlínica estiver em funcionamento.
“Destacamos a importância de termos cada vez mais um acesso democrático e verdadeiro às decisões que impactam nossa cidade. Aqui na Serra, estamos dando passos firmes rumo a conquistas importantes, sempre com responsabilidade, planejamento e parcerias sólidas. Conduzir uma cidade em pleno crescimento não é fácil, mas com informações corretas, decisões seguras e uma equipe comprometida, conseguimos avançar e garantir resultados concretos para a população”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, explicou que a iniciativa vai permitir um atendimento mais ágil e resolutivo dentro do próprio município, diminuindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades da Região Metropolitana.
O modelo da nova policlínica segue o padrão do Ministério da Saúde, com adaptações locais e acessibilidade garantida, de acordo com as normas técnicas nacionais. A estrutura também será integrada à rede municipal por meio do uso de tecnologias e teleconsultas.
A cidade da Serra é reconhecida no Plano Diretor de Regionalização do Espírito Santo como um micropolo estratégico de saúde, atendendo uma população inserida em uma região com mais de 2,4 milhões de habitantes. A nova Policlínica Regional reforça esse papel e marca um avanço importante na ampliação do cuidado público especializado.

