Serra vai exigir vacina contra Covid-19 para matricular crianças nas escolas municipais

Compartilhe:
Foto: Divulgação
A medida será adotada pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu) assim que houver disponibilidade de doses para todo o público infantil. Foto: Divulgação

Com a proximidade do início da imunização de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19, a Prefeitura da Serra anunciou, na tarde desta segunda-feira (10), que os alunos das escolas municipais terão que estar obrigatoriamente vacinados para poderem ser matriculados nas unidades escolares. A medida será adotada pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu) assim que houver disponibilidade de doses para todo o público infantil.

A informação foi concedida com exclusividade ao Jornal Tempo Novo. De acordo com o Município, como acontece com outras vacinas, assim que for disponibilizado o imunizante contra o coronavírus para crianças a partir de 5 anos, as doses deverão constar no cartão de vacinação, como forma de oportunizar a vaga ao estudante.

Ou seja, desta forma, é possível que a Prefeitura cobre a vacinação dos maiores de cinco anos para poder oferecer a vaga ao estudante da rede municipal de ensino. O intuito seria incentivar a vacinação como principal medida de prevenção contra o coronavírus e evitar possíveis surtos da doença dentro das unidades escolares.

Ainda não há uma data específica para o início da vacinação das crianças. Entretanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) da Serra, a campanha deve começar em breve. O Município está, neste momento, aguardando as orientações do Programa Estadual de Imunizações para traçar as estratégias da imunização.

Em todo o Espírito Santo, são mais de 393 mil crianças aptas a serem vacinadas. As doses devem começar a chegar ao Brasil e serem enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados nos próximos dias. Por conta disso, ainda não é possível afirmar quando a imunização será iniciada, de fato.

Vale ressaltar que, ao contrário do que foi imposto pelo Ministério da Saúde, no Espírito Santo não será necessário apresentação de prescrição médica para que a criança seja vacinada.

Retorno às salas de aulas

Cerca de 72 mil estudantes matriculados na rede municipal da Serra voltarão às aulas no dia 04 de fevereiro. O retorno será totalmente presencial para todos os grupos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Serra conta com 141 unidades de ensino, sendo 74 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 67 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

A Secretaria de Educação da Serra esclareceu que serão mantidas as recomendações das autoridades sanitárias, uma vez que a pandemia da Covid-19 continua.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também