Categories: ArquivoSem categoria

Serra vai contratar 150 cuidadores  para alunos especiais nas escolas

 

Os cuidadores começam a atuar já em fevereiro do ano que vem, segundo a secretária de Educação, Márcia Lamas. Foto: Agência Brasil

Ana Paula Bonelli

Atendendo atualmente 1.362 estudantes com algum tipo de deficiência, sendo 7 delas com microcefalia,a rede de Educação do município espera um aumento deste número para 2018. Isto porque há cerca de 3 anos ocorreu o surto do zika vírus, que coincidiu com o aumento de casos de crianças com microcefalia.

Com isso, o município espera receber mais crianças nesta condição o ano que vem e trabalha para regulamentar o cargo de cuidador de estudantes com deficiências. Trata-se do profissional que vai atuar na escola para dar suporte às crianças com necessidades especiais e auxiliar o trabalho do professor.

 A previsão é de que 150 profissionais sejam contratados, cujo salário será de R$ 950 mais auxílio alimentação por 40 horas semanais.  “A criação do cargo de cuidador será também para atender alunos com deficiências visual, auditiva, intelectual e altas habilidades (superdotados)”, afirma  a secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas.

Segundo a secretária será, o cuidador responsável pela higienização, locomoção, alimentação das crianças e acompanhamento das atividades recreativas. “O candidato tem que ter ensino médio e curso de no mínimo 120 horas de cuidador de crianças com deficiência. Assim que o projeto for aprovado pelos vereadores lançaremos o edital para o processo seletivo, pois os profissionais já começam a atuar na rede no dia 5 de fevereiro”, destaca.  

Márcia ainda disse que as crianças com necessidades especiais frequentam as salas de aula de ensino regular. “Fora isto eles tem aula no contra turno com um professor especialista para atendimento individualizado e tem acompanhamento de um estagiário de pedagogia. Com a contratação dos cuidadores eles terão um profissional totalmente dedicado as necessidades desses estudantes”, explica. 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás