
A Prefeitura da Serra confirmou, nesta terça-feira (13), que pretende construir um mergulhão na Avenida Norte Sul, em Eurico Salles. A nova estrutura seria implementada na divisa da Serra com Vitória, próximo ao Shopping Mestre Álvaro. O objetivo seria desafogar o trânsito da região, que impacta a vida de milhares de motoristas diariamente.
De acordo com a Secretaria de Obras, o projeto de construção do mergulhão está em fase de atualização e, por conta disso, não há previsão para início das obras. O investimento previsto é de R$ 50 milhões – dinheiro oriundo de operação de crédito, ou seja, empréstimo, que será realizado pela gestão do prefeito Sergio Vidigal.
O mergulhão será construído no cruzamento da avenida Norte Sul com a avenida João Palácio, na divisa da Serra com Vitória, próximo ao shopping Mestre Álvaro, e com a Av. José Rato na entrada de Bairro de Fátima. O investimento tem como principal objetivo acabar com o gargalo no trânsito que se forma nessa região, principalmente nos horários de pico.
A obra do mergulhão ocorrerá em uma região que já está recebendo outros dois grandes investimentos: o Complexo Viário de Carapina e o Binário da Norte Sul. A expectativa é que, juntas, essas obras solucionem boa parte dos problemas relacionados a engarrafamentos no trânsito da Serra.

Inclusive, o Trevo de Carapina contará com um viaduto e novo acesso à Eurico Salles (Avenida João Palácios), podendo assim interligar as novas pistas ao mergulhão que será entregue pelo Município. A obra do Estado, porém, deveria ter sido entregue em dezembro de 2022, mas já se encontra no seu 6º mês de atraso.
Já o Binário da Norte Sul – que transformará um longo trecho da avenida em mão única – está dentro do prazo e pode ser entregue até outubro deste ano.

