Serra vai construir mergulhão de R$ 50 milhões em trecho da avenida Norte Sul

Compartilhe:
Mergulhão será construído na descida de Serra para Vitória, próximo ao Shopping Mestre Álvaro. Foto: Divulgação
Mergulhão será construído na descida de Serra para Vitória, próximo ao Shopping Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra anunciou, na tarde desta quarta-feira (29), mais uma gigantesca obra de mobilidade urbana que será realizada em uma das principais avenidas do município. Trata-se da construção de um mergulhão na avenida Norte Sul, em Eurico Salles, que promete auxiliar no desafogamento do trânsito da região, trazendo mais fluidez e evitando engarrafamentos que atrapalham a vida de milhares de serranos e moradores de outras cidades que transitam pelo local.

De acordo com o Município, serão investidos aproximadamente R$ 50 milhões; dinheiro oriundo de operação de crédito, ou seja, empréstimo, realizado pela gestão do prefeito Sergio Vidigal (PDT). No momento, a Prefeitura já possui um projeto, mas que necessita de atualização e, por conta disso, será transformado em anteprojeto para ser licitado através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

O mergulhão será construído no cruzamento da avenida Norte Sul com a avenida João Palácio, na divisa de Serra com Vitória, próximo ao shopping Mestre Álvaro. O investimento tem como principal objetivo acabar com o gargalo no trânsito que se forma nessa região, principalmente nos horários de pico.

Além disso, é importante ressaltar, que a obra municipal ocorrerá numa região que está recebendo investimentos do Governo do Estado. Na prática, enquanto a administração de Renato Casagrande (PSB) vai solucionar um dos principais problemas de engarrafamentos na BR-101 com o Trevo de Carapina, o governo de Vidigal resolverá o congestionamento da Norte Sul.

Inclusive, o Trevo de Carapina contará com um viaduto e novo acesso à Eurico Salles (Avenida João Palácios), podendo assim interligar as novas pistas ao mergulhão que será entregue pelo Município. A previsão é que a obra da Serra seja iniciada no segundo semestre de 2022; ainda não foi divulgado um prazo de entrega.

Já as melhorias do Estado em Carapina já foram iniciadas e devem ser entregues no prazo de 24 meses.

Trevo de Carapina

À esquerda, viaduto que será construído pelo Estado na obra do Trevo de Carapina. Do outro lado, trecho da Norte Sul onde mergulhão será construído pelo Município. Foto: Divulgação

A construção do Governo do Estado na região de Carapina contempla as seguintes intervenções: o trecho da BR-101 (antiga Reta do Aeroporto e atual Rodovia das Paneleiras) passará a contar com três faixas por sentido, desde o viaduto de acesso à rodovia do Contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais.

Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão existente atualmente. Além disso, a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também