A Serra vai realizar mais de 2 mil procedimentos gratuitos de castração e microchipagem de cães e gatos por meio do Programa PETVIDA. A iniciativa acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Governo do Estado.
No dia 23 de setembro, a Prefeitura da Serra oficializou o anúncio das castrações por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial.
De acordo com o documento, o Departamento de Bem-Estar Animal será responsável por executar 2.082 esterilizações cirúrgicas acompanhadas de microchipagem, distribuídas da seguinte forma: 742 cadelas, 740 gatas, 300 cães e 300 gatos.
O programa funcionará da seguinte forma: o Governo do Estado repassa os recursos necessários para a Prefeitura da Serra, que contratará clínicas veterinárias credenciadas, conforme informado pelo Portal Tempo Novo.
Leia também
Essas clínicas irão atender a demanda de castração e microchipagem encaminhada pelo município, sem custo para os tutores.
Apesar do anúncio, ainda não há previsão para o início dos procedimentos. A Prefeitura da Serra informou que está elaborando o edital para credenciar as clínicas interessadas em prestar o serviço.
Como cadastrar cães e gatos?
Moradores da Serra cadastrados no CadÚnico e protetores independentes também inscritos no programa poderão inscrever seus animais para o serviço gratuito de castração. Além disso, haverá vagas destinadas a animais em situação de rua.
No caso dos protetores, é necessário ter ao menos cinco animais sob tutela. O cadastro deve ser realizado pelo site do Programa Arca. A identificação dos beneficiados será feita diretamente pelo Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Programa de castração gratuita
A Prefeitura da Serra informou que o Programa PETVIDA é uma iniciativa do Governo do Estado voltada para o controle populacional de cães e gatos, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar animal. As castrações ocorrerão em clínicas veterinárias credenciadas, que serão selecionadas por meio do edital em elaboração.

