Serra terá dia mais quente do ano com temperatura de 40°C essa semana

Compartilhe:
Onda de calor Serra 40°C Dia mais quente do ano
Crédito: Tempo Novo
Onda de calor Serra 40°C Dia mais quente do ano
A Serra terá o dia mais quente do ano com temperatura de 40°C essa semana. Crédito: Tempo Novo

A onda de calor que afeta todo o Brasil deve fazer a Serra registrar, nesta semana, o dia mais quente do ano. De acordo com o Climatempo, a cidade terá temperatura máxima de 40°C na quarta-feira (27). O recorde de calor supera, inclusive, as temperaturas registradas durante o verão.

Nesta segunda-feira (25), os termômetros registram 38°C de temperatura máxima. Na terça-feira (26), a temperatura máxima também deve alcançar os 38°C. Para esses dois dias, não há previsão de chuva.

Já na quarta-feira, a temperatura aumenta ainda mais e chega aos 40°C.  O dia promete ser o mais quente do ano de 2023 na cidade, que até o momento, não havia registrado 40°C de temperatura.

Queda de temperatura na Serra

Apesar do calor extremo, na quinta-feira (28), haverá queda brusca de temperatura na Serra. A máxima cai para os 34°C e podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.

A sexta-feira (29) também deve ser com chuva durante todo o dia na Serra. A máxima será de 29°C, de acordo com o Climatempo.

O que é uma onda de calor?

Uma onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área, por vários dias consecutivos.

A alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva

Segundo a Organização Meteorológica Mundial, uma região enfrenta uma onda de calor quando a temperatura diária, em geral a máxima, fica pelo menos 5°C acima da climatologia (valores médios de referência para um período de 30 anos), por pelo menos 5 dias consecutivos.

No caso do Brasil, as alterações na circulação dos ventos sobre o país, impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que estão sendo desviadas para alto mar depois de atuarem com força sobre o Rio Grande do Sul.

Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul naturalmente já é mais aquecido pelo Sol.  Esse é um dos motivos que faz com que a primavera seja uma estação de muito calor em grande parte do Brasil.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também