Serra terá Dia D de vacinação contra a gripe no sábado sem agendamento

Compartilhe:
vacinação Serra
vacinação Serra
No Estado, a campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 04 de abril deste ano. Na Serra, o Dia D será realizado em shopping, unidade de saúde e no Serra Cidadã. Crédito: Divulgação

Neste sábado (6) acontece o Dia D de Vacinação contra a Influenza em todos os municípios capixabas e na Serra não serão diferente. A Prefeitura preparou um mutirão para imunizar pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina da gripe em 2023.

Serão mais de 10 pontos, entre Unidades de Saúde, shopping e no Serra+Cidadã-Edição Dia das Mães, em Jardim Tropical. Vale destacar que, além do imunizante contra Influenza (que será aplicado para os grupos prioritários) também serão aplicadas vacinas contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina.

Como acontece nos finais de semana e feriados, a vacinação é sem agendamento. Para se imunizar, basta fazer parte do grupo prioritário, levar o cartão de vacina e o documento pessoal com foto.

+ Miomas uterinos: médica esclarece mitos e verdades

  • Veja onde se vacinar na Serra

No sábado (6)

  • Unidades Regionais de Saúde (URS), das 8 às 16 horas

Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Serra Dourada e Serra Sede

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 16 horas

Carapina I, Jardim Carapina, Nova Almeida e Planalto Serrano Bloco A

  • Serra+Cidadã-Edição Dia das Mães, das 9 às 16 horas, em Jardim Tropical
  • Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas

No domingo (7):

  • Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 10 às 17 horas

Influenza, Covid-19 e rotina

Além da vacinação contra a Influenza, destinada a grupos prioritários, as unidades vão vacinar contra Covid-19 e outras doenças. Confira, abaixo, quem pode vacinar e o que é preciso para manter a imunização em dia:

Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação contra a Influenza são:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Trabalhador da Saúde;

– Gestantes, Puérperas;

– Professores do ensino básico e superior;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais de idade;

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

– Trabalhadores Portuários;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes

e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Pfizer Bivalente, contra a Covid-19:

– Toda a população acima de 18 anos;

– Pessoas a partir de 12 anos, que pertençam a pelo menos um dos seguintes grupos: imunocomprometidos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; portadores de Comorbidades em geral.

24% dos grupos prioritários vacinados em 30 dias

No Estado, a campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 04 de abril deste ano, após a antecipação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com data prevista de término para o próximo dia 31 de maio, até o momento foram pouco mais de 270 mil doses aplicadas e uma cobertura de 24% nos grupos prioritários com meta vacinal, segundo dados do Painel Vacina e Confia.

“Dos grupos prioritários com meta vacinal, ainda não alcançamos a metade da cobertura ideal nesses primeiros 30 dias de campanha. O dia D é para poder facilitar a ida à unidade de saúde de quem ainda não pôde comparecer durante a semana, oportunizando a vacinação a todos os grupos e, assim, influenciar também na nossa cobertura. Por isso, é importante a adesão de todos”, orientou o subsecretário de Estado de Vigilância da Saúde, Orlei Cardoso.

Ele também reforçou sobre a importância da imunização da população prioritária, uma vez que são aqueles que têm mais chances de adoecimento, e os casos graves de gripe. “Este ano, já temos cinco óbitos por Influenza no Estado e estamos no período do aumento de casos. Por isso, reforçamos a importância da vacinação contra a gripe”, disse o subsecretário.

Orlei Cardoso destacou ainda a ampliação de novos grupos que podem se vacinar. Como definido na Resolução CIB Nº 039/2023, para além dos professores já contemplados, ampliam-se a todos os trabalhadores da educação do Ensino Básico e Superior (público e privado). Em relação às doenças cardíacas crônicas, contempla também pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica, independentemente da classificação da Hipertensão.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também