Serra terá ambulatório municipal para psoríase

Compartilhe:
Os moradores da Serra poderão contar com um espaço especializado no tratamento da doença. Foto: Divulgação
Os moradores da Serra poderão contar com um espaço especializado no tratamento da doença. Foto: Divulgação

Com mais de 10 mil moradores que possuem psoríase, a Serra será a primeira cidade do Espírito Santo a ter um ambulatório municipal para tratar a doença. De acordo com a Prefeitura da Serra, a previsão é que o espaço atenda 50 pessoas por mês, sendo 30 com a forma grave da doença.

As atividades do ambulatório começam no dia 13 de novembro, na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte. O paciente com psoríase deve procurar a unidade básica de saúde de sua referência para avaliação da necessidade de encaminhamento ao ambulatório de Novo Horizonte.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O atendimento especializado aos pacientes já é feito no local, e os médicos e demais servidores da área de saúde estão recebendo capacitação. Mas com o ambulatório, todas as quartas-feiras o atendimento será exclusivo para os portadores da doença.

A estimativa do Município é que 10 mil pessoas que moram na cidade tenham a doença, que não tem cura, mas tem tratamento. No Brasil, estima-se que 1,31% da população tenha psoríase.

Psoríase

Psoríase é uma doença inflamatória crônica, que acomete não só a pele, mas também outros sistemas como articulação, por exemplo. Um portador de psoríase tem risco maior que a população geral de ter doenças cardiovasculares, intestinais, oculares, psiquiátricas e articulares. A doença não é contagiosa e tem tratamento que dependerá do grau de comprometimento.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também