Serra tem julho ‘calmo’, mas 2020 segue com mais assassinatos

Compartilhe:
Rabecão, veículo de recolhimento de vítimas de mortes violentas, está circulando mais este ano na Serra. Foto: Divulgação/Polícia Civil do ES

Julho foi um mês atípico em relação a violência na Serra, pelo menos em relação a assassinatos. É que foram registrados seis homicídios na cidade no período, número considerado baixo para os padrões observados nas últimas décadas no município.

Tanto que a Serra acabou fechando julho com menos assassinatos que Cariacica (12), Vila Velha (08) e Vitória (07), conforme dados da estatística criminal divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Mesmo com julho menos sangrento, a violência está maior na Serra este ano. Nos sete primeiros meses de 2020, já são 106 assassinatos, contra 81 no ano passado, um aumento de 30%.

E dentre os municípios capixabas, a Serra é onde mais se mata em 2020. Cariacica com 104 mortes e Vila Velha com 85 vêm na sequência.

Espírito Santo

Os números gerais do estado também apontam para crescimento dos homicídios em 2020. De janeiro a julho foram 686 casos, contra 588 no mesmo período, um aumento de 16%. Mas a Sesp ressalta que em agosto houve viés de estabilização, com 73 casos. Esse foi o mesmo número de agosto do ano passado, que já tinha tido o menor número de homicídios desde o início da série histórica em 1996.

A Sesp ainda não divulgou o número de assassinatos por município em agosto.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também