
Gabriel Almeida
Há dois casos suspeitos de febre amarela na Serra. A informação é da secretaria municipal de Saúde (Sesa), que não deu mais detalhes sobre a situação clínica dos pacientes, onde estão internados e nem adiantou quando sai o diagnóstico definitivo. Também não há informação se essas pessoas estiveram em áreas rurais, onde têm ocorrido as transmissões.
Mas que diante da situação, segue a vacinação nas 38 unidades de saúde do município. Segundo a assessoria da Sesa, as unidades de saúde de Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra-Sede e Jacaraípe a aplicação da vacina é de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h. Nas demais unidades é preciso que cidadão vá até lá ou ligue para saber os dias e horários da vacinação.
A Sesa frisa que cerca de 400 mil pessoas já receberam a dose e garantiu que o estoque de vacina está normalizado. Vale lembrar que os turistas que viajam para o Espírito Santo devem se vacinar 10 dias antes de chegarem ao Estado, conforme recomenda o Ministério da Saúde. Moradores da Serra que forem se deslocar para áreas de risco devem fazer o mesmo, respeitando o prazo de 10 dias.
Leia também
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), neste ano de 2018, não foi registrado nenhum caso confirmado de febre amarela no Espírito Santo. Mais de 3 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela em todo o Estado. Relatório divulgado no início desta semana pelo Ministério da Saúde confirma que dois casos suspeitos estão sendo investigado no Espírito Santo.
Além da febre amarela, cujos casos vêm acontecendo em áreas rurais transmitidos pelo mosquito Haemagogus, na Serra há preocupação com outro pernilongo: o Aedes aegypti. Este transmite dengue, zika e chikungunya. Mas também pode transmitir a febre amarela, embora o último caso registrado no Brasil via Aedes tenha ocorrido em 1942.
Contra o Aedes, a prefeitura da Serra, com seus agentes de endemias, vem aplicando inseticidas em regiões estratégicas e utilizando mais de 1.100 armadilhas para capturar o inseto. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura.