Serra tem curso de qualificação com moradores de rua

Compartilhe:
As aulas, direcionadas para aquelas pessoas que não têm conhecimento ou experiência na área, começam na próxima segunda-feira (21). Foto: Arquivo TN/Edson Reis
Entre os cursos de qualificação disponíveis na Serra, está o de soldador. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Nesta segunda (25), irá acontecer a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional do Qualis Serra . Mas o destaque mesmo fica por conta dos 5 alunos que, entre os 200 matriculados, estão em situação de rua.

O programa é da Prefeitura da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e além da aula, os alunos terão a oportunidade de ouvir uma palestra sobre Inteligência Emocional.

Inclusão do Qualis Serra

Primeiramente, é importante destacar o objetivo do Qualis Serra de qualificar trabalhadores para inseri-los no mercado de trabalho formal ou incentivá-los ao empreendedorismo. O foco era de principalmente pessoas em vulnerabilidade social, e aos poucos, esse público tem sido alcançado.
Além disso, há também 10 mulheres vítimas de violência entre os matriculados, assim como egressos do sistema penitenciário e munícipes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
No total, foram ofertadas vagas para cinco cursos: Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção; Caldeireiro; Mecânico de Máquinas Industriais; Soldador de Estruturas no Processo MAG; e Soldador no Processo TIG.
Desse modo,  as pessoas em situação de rua matriculadas, duas farão o curso de caldeireiro, duas os cursos de soldador e uma o de mecânico de máquinas industriais. Além disso, entre as  mulheres vítimas de violência, seis terão aulas de soldador, três de assistente de planejamento e uma de mecânico de máquinas industriais.
+ Supermercado Perim deve abrir loja na Serra e gerar novos empregos
As aulas vão acontecer no Senai Serra, em Civit I, nos turnos matutino e noturno, com turmas formadas por cerca de 24 alunos cada e terão duração entre dois a cinco meses. A formatura está prevista para ocorrer em dezembro.
Aula inaugural

Afim de dar início ao programa, a aula inaugural acontecerá no Cras de Laranjeiras, às 18h30. O evento vai contar com a presença do prefeito Sergio Vidigal, da secretária municipal de Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Claudia Silva, e do gerente de Educação do Senai, Maximiliano de Oliveira Alves.

A palestra será ministrada pelo coordenador do Núcleo de Assistência PsicoSocial da Findes, Sérgio Gonçalves de Oliveira.

Qualis Serra

O objetivo do programa Qualis Serra é qualificar trabalhadores para inseri-los no mercado de trabalho formal ou incentivá-los ao empreendedorismo, colaborando assim para a redução do desemprego e subemprego, e incentivando a produtividade e a elevação da renda do trabalhador nessas condições.
Dessa forma, o  programa teve como público principal moradores do município que estejam desempregados; em vulnerabilidade social; inscritos no Cadastro Único; inscritos no Sine Serra; Pessoas com Deficiência (PCD), beneficiários do aluguel social, egressos do sistema penal, mulheres em situação de violência doméstica, população em situação de rua, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistidos pelo Cras, encaminhados pelas Casas de Acolhimento, dentre outros.

Além disso foram ao todo 1.766 inscritos, sendo 1.163 homens e 603 mulheres. Dentre esse público, se inscreveram 35 pessoas em situação de rua, 57 pessoas com deficiência (PCD), sendo 14 aptas a participar das aulas, 10 mulheres vítimas de violência e 225 munícipes assistidos pelo Cras e Creas.QUALIS SERRA

Aula inaugural: 25 de julho, às 18h30, no Cras de Laranjeiras
Palestra sobre Inteligência Emocional com o coordenador do Núcleo de Assistência PsicoSocial da Findes, Sérgio Gonçalves de Oliveira.CURSOS E CARGA HORÁRIA
Caldeireiro: 360h
Mecânico de Máquinas Industriais: 375h
Soldador de Estruturas no Processo MAG: 240h
Soldador no Processo TIG: 240h
Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção: 200h

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também