A região de Serra Sede voltará a contar com uma Delegacia da Polícia Civil. A Prefeitura da Serra vai arcar com o aluguel do imóvel onde a unidade funcionará, em uma iniciativa realizada em parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo. A medida integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no município.
O principal objetivo é intensificar o combate à criminalidade e ampliar a presença do Estado na região. A reativação da Delegacia permitirá mais agilidade nas investigações, melhora no atendimento à população e ações mais eficazes de prevenção e repressão à violência.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, afirma que os avanços na segurança são resultado da continuidade das políticas iniciadas na gestão de Sergio Vidigal. Segundo ele, os dados do primeiro semestre de 2025 mostram queda nos crimes contra o patrimônio, nos casos de feminicídio e nos roubos e furtos de veículos. Além disso, a cidade alcançou o menor índice histórico de homicídios.
Leia também
“O diálogo com a Polícia Civil foi essencial para garantirmos o retorno da Delegacia à Serra Sede. Essa é uma ação estratégica para atuarmos com ainda mais rigor no enfrentamento ao crime. Estamos comprometidos com a proteção dos moradores e trabalhadores da região”, afirmou o prefeito ao Portal Tempo Novo.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, também destaca os reflexos positivos do trabalho integrado das forças de segurança. Para ela, a reabertura da Delegacia reforça o compromisso da gestão com a proteção da comunidade.
“Com o retorno da Delegacia da Polícia Civil para Serra Sede, a segurança ganha mais força. A ideia é simples: proteger quem trabalha, quem cuida da família, quem quer viver em paz. Respeito, ordem e justiça são nossos compromissos com quem faz a cidade acontecer. Nossa política é de intolerância contra o crime e contra o criminoso”, defende.
Além da reativação da unidade, a Prefeitura da Serra tem ampliado o apoio à Polícia Militar, fortalecendo o trabalho integrado entre as forças de segurança. A estratégia já vem apresentando resultados concretos, com a redução dos principais indicadores de violência no município.

