Serra retoma atividades para estudantes em áreas de proteção ambiental da cidade

Compartilhe:
Para participar do projeto, a escola poderá enviar um e-mail para: projeto.conectar@serra.es.gov.br. Foto: Divulgação

As atividades educativas do Projeto Conectar, realizadas nas Áreas de Proteção Ambiental da cidade – APA Mestre Álvaro e APA Manguezal Sul, foram retomadas em 2022.

O Projeto Conectar tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas unidades de conservação visando a sensibilização ambiental por meio de palestras, jogos educativos, vídeos institucionais, visitas monitoradas e trilhas informativas.

O objetivo é apresentar esses espaços aos alunos para que eles possam conhecer melhor e divulgar as características e a importância dessas áreas para a proteção do meio ambiente.

Para participar do projeto, a escola poderá enviar um e-mail para: projeto.conectar@serra.es.gov.br. Os atendimentos acontecerão nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14h às 16 horas.

A APA Mestre Álvaro possui 833 metros de altitude, sua vegetação é nativa de mata atlântica de encosta e abrigo de fauna rica e diversificada. Suas nascentes e córregos contribuem com as Bacias Hidrográficas dos Rios Jacaraípe e Santa Maria da Vitória. A Sede está localizada anexa ao Jardim Botânico e ao Horto Municipal, que conta com uma grande variedade de ambientes (córrego, área brejosa e nascente) que formam um lago artificial. A Apa fica na rua dos Estudantes, Bairro Santo Antônio.

Já a APA Manguezal Sul é designada para proteger os ecossistemas manguezal, apicum e restinga que possuem relevante papel para a conservação da biodiversidade local. A sede possui espaço para exposição, trilhas, além do acervo de objetos coletados nos 33 sítios arqueológicos da região de Carapina (Sala do IPHAN). A Apa fica na BR 101 (Rodovia do Contorno), Km 275, Carapina.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também