Serra registra a menor quantidade de homicídios em 29 anos

Compartilhe:
homicídios
homicídios
Os dados foram apresentados no encontro mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra. Crédito: Divulgação

A cidade da Serra alcançou em 2025 o menor número de homicídios dolosos registrados entre janeiro e maio desde o início da série histórica, em 1996. Segundo dados oficiais divulgados pelo Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), foram contabilizados 32 casos nos cinco primeiros meses do ano.

Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o número representa uma queda expressiva de cerca de 84% em relação ao pico registrado em 2003, quando o município somou 204 homicídios dolosos no mesmo período. A redução é resultado de uma trajetória de queda consistente iniciada no fim de 2010, após mais de uma década marcada por altos índices de violência.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou a importância do resultado, que considera um marco na história da segurança pública local. “O resultado é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade. A tolerância é zero contra o crime e contra o criminoso”, afirmou.

Os dados foram apresentados durante o encontro mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, fórum que reúne representantes de diversas instituições para a discussão e planejamento de ações integradas de segurança.

Leia também: Polícia Militar anuncia concurso público com mil vagas de nível médio e salário de R$ 3.735

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também