Especial: pandemia de coronavírus

Serra registra 80.958 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia

As informações foram atualizadas na tarde desta segunda-feira (10). Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, 97% dos casos confirmados de Covid-19 no Espírito Santo possuem a presença da variante Ômicron. A revelação aconteceu durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (10).

E na Serra, de acordo com o Painel Covid-19 do Governo do Estado, a cidade possui 80.958 casos confirmados na doença. As informações foram atualizadas na tarde desta segunda-feira (10).

Na quinta-feira (6), 80.143, já na sexta-feira (7) a cidade registrava 80.445 casos. No sábado (8), o número subiu para 80.577 e no domingo (9), 80.643. Nesta segunda (10), foram 80.958, ou seja, 315 casos.

O município é o que mais tem casos confirmados da doença no ES e o vice-líder em mortes no ES. Vila Velha é a cidade líder em óbitos com 1.837 vidas perdidas. A Serra registrou até o momento 1.613 mortes desde o início da pandemia.

Na Serra, os recuperados da doença somam 78.400. O bairro com maior número de casos confirmados é Colina de Laranjeiras, com 3.400 pessoas contaminadas, seguida de Feu Rosa, com 3.182 e Morada de Laranjeiras, com 2.907.

Já as comunidades com maior índice de mortes são o Bairro das Laranjeiras, com 77; seguido de Feu Rosa, com 69 e Barcelona e Cidade Continental, com 53 respectivamente.

De acordo com o secretário Nésio Fernandes, o ES saiu do patamar de 3% de presença da variante Ômicron no início de dezembro para 97% na última sexta-feira (7).

“No mundo, nós tivemos um comportamento da variante Ômicron que se tornou predominante em países com bons índices vacinais e onde a variante Delta predominava. Foi muito rápido e teve uma característica diferente do que foi o avanço da variante Delta sobre a variante Gama, em um período ainda sem boa cobertura vacinal. Neste momento, há sim um aumento das internações hospitalares e uma pressão maior nas unidades pediátricas e em adultos não vacinados. No Brasil, a Ômicron deve alcançar mais de 90% de presença na transmissão comunitária. Aqui no ES, a partir das análises do Lacen, nós saímos de 3% de presença da variante Ômicron no início de dezembro para 97% na última sexta-feira”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

12 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

13 horas atrás