Serra registra 1ª morte por gripe H3N2 e já possui 18 moradores infectados

Compartilhe:
Foto: Divulgação
De acordo com a Sesa, o Município entrou situação de emergência e está reforçando o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos postos de saúde. Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) confirmou, na manhã desta quinta-feira (23), que 18 moradores da cidade foram infectados pelo vírus da Influenza A (H3N2). Entre os casos positivos, há uma morte registrada; uma idosa que possuía comorbidades. De acordo com a Sesa, diante desta situação de emergência, o atendimento foi reforçado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos postos de saúde.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que a Serra registrou um aumento de 67% do número de atendimentos a pacientes com síndrome gripal nas UPAs de Carapina, Castelândia e Serra Sede. Em apenas nove dias, por exemplo duas unidades da cidade realizaram 10.500 atendimentos, sendo 2.637 somente de síndrome gripal. O número é 60% maior do o registrado em semanas anteriores, o que indica um alastramento do vírus da Influenza em bairros do município.

No período de 15/11 a 22/12, a Unidades Sentinela de Vigilância de Síndrome Gripal do Estado localizada no município detectou 18 casos positivos para a Influenza A (H3N2). Ainda segundo a Saúde da Serra, o primeiro caso foi detectado em 22/11. Quanto às mortes pela doença, uma delas ocorreu na Serra, em uma unidade hospitalar.

A situação preocupa o Município, já que em outros estados brasileiros como, por exemplo, no Rio de Janeiro, foi confirmada uma epidemia de gripe. Em Salvador, a Secretaria de Saúde afirmou que está acontecendo um surto e pediu reforço da população no uso de máscaras também contra a Influenza.

Em nota enviada, a Saúde da Serra salientou que o município está com uma baixa taxa de imunização contra o vírus da gripe, que é de 90%, conforme preconizada pelo Ministério da Saúde. Hoje, a cobertura vacinal de Influenza no município é de 71% para os grupos-meta que são: idosos, gestantes, lactantes, crianças, professores e trabalhadores da Saúde.

Contratação de médicos e reforço no atendimento

O Município também informou que para fortalecer os plantões, em 4 de dezembro, autorizou a contratação de mais médicos para as três Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) – Carapina, Castelândia e Serra Sede. “Em paralelo, visando ampliar a oferta de atendimento à saúde das famílias serranas, a Prefeitura da Serra reforçou seu elenco de médicos, com a contratação de 36 novos profissionais, entre generalistas, ginecologistas e pediatras”, diz o texto da nota.

Até o final de dezembro, na Unidade Regional de Novo Horizonte, os atendimentos para os casos de síndrome gripal serão reforçados, com mais médicos atuando na unidade. Vale a pena salientar, também, que a unidade funciona em horário estendido, até as 19 horas. Nesta quarta-feira (22), em mais uma ação para dar apoio às UPAs, para atender aos pacientes com síndrome gripal, a Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe e Serra Dourada funcionaram até as 21 horas, com mais médicos. Feu Rosa também recebeu reforço médico.

Ainda de acordo com a Prefeitura da Serra, outras medidas emergenciais estão sendo adotadas, tais como: imunização imediata dos profissionais de saúde ainda não vacinados em 2021; alerta aos profissionais médicos e equipes de enfermagem, no momento de solicitar os swabs nasais; pedir pesquisa para coronavírus e para vírus respiratórios; em caso de aumento de profissionais com síndrome gripal, comunicar imediatamente ao Cievs/ Serra.

Como se vacinar contra a gripe?

Nesta semana, a vacinação contra a Influenza, por livre demanda, vai acontecer até dia 23, nas Unidades de Saúde (US) e nos shoppings Laranjeiras e Montserrat, em Colina de Laranjeiras, onde há ação de vacinação extramuros. A Secretaria de Saúde da Serra recomenda aos moradores que confiram, na US mais próxima da casa deles, se estão fazendo e vacina contra a gripe e os horários das salas de imunização.

“É de extrema importância salientar a permanência do uso de máscara, de manter as mãos sempre limpas e de evitar aglomeração. As mesmas medidas de segurança adotadas contra a disseminação da Covid-19 são as mesmas adotadas contra o vírus da gripe”, afirmou a Secretaria de Saúde.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também