
A onda de frio intensa que se aproximou de todo o território brasileiro fez a Serra registrar um recorde histórico de frio na madrugada desta quinta-feira (19). De acordo com institutos capixabas de meteorologia, a cidade chegou a marcar apenas 10°C entre as 03h e 05h – menor temperatura dos últimos anos.
Isso ocorreu, de acordo com o Incaper, por conta de uma massa de ar polar que avançou sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), o que resultou na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que passaram a soprar de sul/sudeste.
Além da massa de ar polar, o Estado enfrenta a passagem de uma nova frente fria. Isso ainda vai fazer com que a Serra, por exemplo, tenha mais dias frios: nesta sexta-feira (20), a temperatura mínima pode ser de 13°. Já a máxima se mantém na casa dos 27°C.
Vale ressaltar que a Serra e outras cidades capixabas, inclusive todas da Grande Vitória, receberam um novo alerta de perigo para queda acentuada de temperaturas, devido à onda de frio que afeta o Estado.

O aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi iniciado às 10h55 desta quarta-feira e segue válido até as 23 horas desta sexta-feira. O instituto afirma que é possível ter riscos à saúde dos capixabas já que a temperatura pode ficar 5°C abaixo da média de três a cinco dias.
O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou um pouco sobre os eventos climáticos que estão causando esta marca histórica.
“Para esta semana, podemos esperar temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar. Na quinta-feira (19), é prevista uma queda acentuada das temperaturas mínimas, em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade, que se forma na ocasião da passagem da frente fria”, destacou.
Hugo Ramos ainda explicou que o mês de maio faz parte da transição entre o Verão e o Inverno.
“O mês de maio é o segundo mês de transição entre o Verão, quente e úmido, e o Inverno, frio e seco, que é quando a frequência de incursões de massas de ar de origem polar no território brasileiro aumenta e algumas dessas massas podem alcançar o Espírito Santo. Com as proximidades do Inverno, que oficialmente tem início no dia 21 de junho, as ocorrências de ar frio vão passar a ser mais comuns”, explicou o meteorologista.

