Serra reduz participação em assassinatos no ES

Compartilhe:

 

Homem baleado em Nova Carapina I: cidade já teve 50% das mortes na Grande Vitória. Foto: Reprodução / Facebook

Thiago Albuquerque

Mesmo com a queda do número de homicídios em abril, a Serra continua liderando o índice de assassinatos no Espírito Santo, mas a diferença para as outras cidades reduziu. Foram 19 mortes no mês, contra 17 em Cariacica, 14 em Vila Velha e 7 em Vitória. Ainda da região metropolitana, Guarapari contabilizou três homicídios. Não houve registros em Viana e Fundão.

Nos primeiros meses de 2016, a Serra chegou a participar com mais de 40% dos assassinatos na Grande Vitória. Mas, em abril, essa participação recuou para 31%. A queda já havia sido anunciada há duas semanas pelo secretário de Defesa Social do município, Nylton Rodrigues, e foi confirmada pelo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no início desta semana.

Somados os quatro primeiros meses deste ano, foram assassinadas 102 pessoas (97 homens e 5 mulheres) na Serra. Apesar de impressionante, o número representa uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 128 pessoas foram vítimas de homicídios no município. Já em relação ao mês de abril de 2015, a redução foi de 26%.

“Nos últimos 45 anos, a população da Serra saltou de 18 mil para 500 mil habitantes. Esse é um dos motivos para os altos índices de assassinatos. Começamos agora a alcançar uma tendência de queda nos homicídios. Destaco ações como a Lei de Bares, as de operações integradas de fiscalização de eventos clandestinos e de combate a ocupações irregulares como fatores deste recuo”, pontua o secretário Nylton.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também