
Thiago Albuquerque
Mesmo com a queda do número de homicídios em abril, a Serra continua liderando o índice de assassinatos no Espírito Santo, mas a diferença para as outras cidades reduziu. Foram 19 mortes no mês, contra 17 em Cariacica, 14 em Vila Velha e 7 em Vitória. Ainda da região metropolitana, Guarapari contabilizou três homicídios. Não houve registros em Viana e Fundão.
Nos primeiros meses de 2016, a Serra chegou a participar com mais de 40% dos assassinatos na Grande Vitória. Mas, em abril, essa participação recuou para 31%. A queda já havia sido anunciada há duas semanas pelo secretário de Defesa Social do município, Nylton Rodrigues, e foi confirmada pelo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) no início desta semana.
Leia também
Somados os quatro primeiros meses deste ano, foram assassinadas 102 pessoas (97 homens e 5 mulheres) na Serra. Apesar de impressionante, o número representa uma redução de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 128 pessoas foram vítimas de homicídios no município. Já em relação ao mês de abril de 2015, a redução foi de 26%.
“Nos últimos 45 anos, a população da Serra saltou de 18 mil para 500 mil habitantes. Esse é um dos motivos para os altos índices de assassinatos. Começamos agora a alcançar uma tendência de queda nos homicídios. Destaco ações como a Lei de Bares, as de operações integradas de fiscalização de eventos clandestinos e de combate a ocupações irregulares como fatores deste recuo”, pontua o secretário Nylton.

