Serra realiza oficinas de criação literária premiadas pela Lei Aldir Blanc em homenagem ao Dia da Poesia

Compartilhe:

A partir desta quinta-feira (16), a Serra dá início a uma série de Oficinas de Criação Literária gratuitas, promovidas em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, celebrado em 31 de outubro.

As oficinas serão realizadas em escolas da rede municipal, com o objetivo de estimular a escrita criativa entre crianças e jovens, além de valorizar a literatura capixaba e formar novos talentos literários no município.

A poesia como instrumento de transformação

O Dia Nacional da Poesia, instituído pela Lei Federal nº 13.131/2015, é uma homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e tem como propósito incentivar o contato da população com a literatura brasileira.

Em sintonia com esse espírito, o projeto é coordenado pela escritora Zenaide Thomes Borges e pela produtora cultural Suzi Nunes, com a participação dos acadêmicos Clério José Borges de Sant’Anna, Marcos Arrébola e João Roberto Vasco Gonçalves.

A primeira oficina será realizada na Escola Municipal Rubem Alves, localizada no bairro Das Laranjeiras, Jacaraípe, com 126 crianças inscritas, de 10 a 12 anos. Durante o encontro, os alunos aprenderão técnicas de criação literária aplicáveis à poesia, contos, crônicas e roteiros, além de participarem de exercícios práticos de escrita que serão lidos e comentados pelos instrutores.

Formação, leitura e novos autores

O projeto também conta com o apoio das academias ALEAS (Academia de Letras e Artes da Serra) e ACLAPTCTC (Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores), que oferecem suporte técnico e acompanhamento pedagógico durante as atividades.

De acordo com apuração do TN, ao todo, serão quatro oficinas com três horas de duração cada, totalizando oito atividades literárias em diferentes escolas de Jacaraípe e Carapina. A proposta é democratizar o acesso à literatura, apresentar métodos de escrita criativa e incentivar o processo autoral dos estudantes.

Segundo os organizadores, após a conclusão das oficinas, será realizada uma avaliação final dos textos produzidos, e os melhores trabalhos serão publicados em um livro coletivo, reunindo a nova geração de escritores da Serra.

“Nosso objetivo é despertar o prazer pela escrita e formar leitores e autores conscientes do poder da palavra. A literatura é uma ferramenta de transformação”, destaca a coordenadora Zenaide Thomes Borges.

Oficinas de Criação Literária – Projeto premiado pela Lei Aldir Blanc

  • Escolas municipais da Serra (Jacaraípe e Carapina)
  • A partir de 16 de outubro de 2025
  • Atividade gratuita
  • Duração: 3 horas por oficina

 O projeto foi premiado pela Prefeitura da Serra, por meio da Lei Comendador Paulo Negreiros, do Conselho Municipal de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, em parceria com o Governo Federal.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também