Serra possui quase 200 pacientes em tratamento para tuberculose

Compartilhe:
Pessoa com tosse por três semanas ou mais devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Foto: Agência Brasil
Pessoa com tosse por três semanas ou mais devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Foto: Agência Brasil

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e na Serra as pessoas que sofrem com a enfermidade podem contar o Programa de Tuberculose que oferta tratamento para pacientes que contraírem a doença.

A Prefeitura da Serra oferta o tratamento em todas as seis Unidades Regionais de Saúde da cidade, que ficam em Boa Vista, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada e Feu Rosa. Neste momento, a Unidade Regional de Boa Vista está sendo uma referência para casos mais complexos de diagnóstico e tratamento.
Atualmente, na Serra possui 194 pacientes em tratamento para a tuberculose. Além do atendimento médico, dos exames, o município ainda fornece os medicamentos.
Os sintomas da doença são tosse há mais de três semanas. Em casos assim, o paciente precisa procurar a Unidade de Saúde. No local, o morador deve pedir para fazer o exame de tuberculose. O diagnóstico precoce continua sendo o melhor caminho para a cura da doença.

A Covid-19, que inclui um dos seus sintomas a tosse, acabou levando muitos pacientes para o Programa de Tuberculose.
A porta de entrada para o serviço, assim como os demais, são as Unidades Básicas de Saúde. No local, após a acolhida, as equipes de saúde fazem a investigação da tuberculose, através de coleta de escarro e Raio-X. Nos casos positivos ou negativos, mas que ainda restam suspeitas, o paciente é encaminhado para o médico do Programa de Tuberculose.

Teste tuberculínico (PPD)

O teste tuberculínico (PPD) é realizado nas regionais de Boa Vista, Serra Dourada, Jacaraípe e Feu Rosa. Para entender melhor, esse é um exame oferecido para todos os contatos de pacientes com tuberculose, bem como para todos pacientes com HIV e pacientes que tem patologia imunossupressora.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também