
A Câmara da Serra aprovou, na sessão desta segunda-feira (13), o Projeto Indicativo nº 50/2022, que cria a Paraoficina Móvel. A proposta, de autoria do vereador Professor Alex Bulhões (PMN), visa oferecer um serviço gratuito de reparos e manutenção em cadeiras de roda, muletas, próteses de membros, órteses, andadores e outros tipos de equipamentos que auxiliam pessoas com alguma deficiência de locomoção.
O projeto agora segue para o prefeito Sergio Vidigal que irá sancionar ou não ideia do vereador. Caso seja implantada pela Prefeitura da Serra, a Paraoficina prestará atendimento com pelo menos dois funcionários em veículo equipado com todo o aparato necessário para realizar os consertos.
O texto do projeto também determina ao Executivo dar ampla divulgação a quem precisa desse tipo de atendimento, que será totalmente gratuito. O acesso ao serviço será feito por intermédio de cadastro através de telefone ou pela internet, meios que serão disponibilizados pela prefeitura.
+ Estado abre processo seletivo de nível fundamental e médio com salário de R$ 2 mil
Segundo o vereador Alex Bulhões, muitas pessoas que precisam desses aparelhos para sua locomoção no dia a dia sofrem com a falta de manutenção, deixando de usá-los ou utilizando-os de maneira precária, prejudicando a segurança de seus usuários.
O parlamentar aponta um motivo para isso: “O conserto de uma cadeira de rodas ou de uma prótese, por exemplo, pode custar muito caro a quem não pode viver sem o auxílio desses equipamentos e não possui condições financeiras para a manutenção. É aí que entra a Paraoficina Móvel, para garantir a acessibilidade de quem precisa, sem deixar ninguém desamparado”, justificou o autor da proposta.
Como o projeto é Indicativo, cabe agora ao prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, colocar ou não a Paraoficina em prática.

