Serra pode ter canal para denúncias de abuso contra menores

Compartilhe:
A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória de Araceli Cabrera Crespo. Foto: Divulgação
Foto: Agência Brasil/Elza Fuiza

Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 633/2025, que dispõe sobre a criação de um canal de denúncia para casos de abuso sexual infantil. A proposta determina que a ferramenta para denúncia será acessível através de telefone, aplicativo de mensagens e website. Também está previsto o anonimato dos denunciantes.

Os telefones serão instalados em locais estratégicos dentro de escolas, instituições públicas e estabelecimentos comerciais, em áreas visíveis e de fácil acesso para crianças e adolescentes. O número do canal para denúncia deve ficar exposto de forma acessível, por meio de cartazes, banners ou outros mecanismos visuais, em locais estratégicos como entrada, salas de aula, corredores e quadros de avisos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Estabelecimentos deverão colocar cartazes informativos em locais visíveis,
como entradas, caixas de pagamento, balcões de atendimento e áreas de espera.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria
Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, será responsável pela implementação e fiscalização das medidas previstas nesta lei.

A proposta é de autoria do vereador Professor Renato Ribeiro (PDT), que justifica. “Diante dos números de abuso infantil que afligem toda a sociedade, medidas eficazes de prevenção e combate a tais práticas ilícitas devem ser adotadas. O projeto de lei vislumbra a criação de um ambiente mais
seguro para crianças e adolescentes no município de Serra, promovendo a proteção integral de seus direitos”, destacou o pedetista.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também