Com o objetivo de homenagear e imortalizar personalidades que nasceram ou tenham notória ou relevante ligação com a Serra, nas áreas de esporte, cultura, artes e outros segmentos, a Câmara da Serra analisa o Projeto Indicativo 188/2025, que institui a Calçada da Fama da Serra.
A proposta aponta para a criação do espaço em uma área de grande circulação de pessoas, visibilidade e relevância histórica, como por exemplo o Centro Histórico da Sede, a orla de Manguinhos ou Jacaraípe e até o Parque da Cidade. A iniciativa é do vereador George Guanabara (Podemos).
A exemplo da Calçada da Fama, em Hollywood, nos Estados Unidos, os homenageados receberão placas personalizadas ou pegadas/mãos, contendo o nome do homenageado e um breve resumo de sua contribuição, em pavimento resistente e durável.
O texto também prevê a criação de um Comitê Municipal de Honrarias da Serra, composto por representantes da Secretaria de Educação; Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer; de Esportes, da sociedade civil; um representante da Câmara da Serra, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades. Os membros deste comitê terão mandatos de dois anos e atuará na seleção dos homenageados.
O autor da proposta justifica que a história da Serra é construída a partir da contribuição de inúmeras personalidades, em diversas áreas, que precisam de um espaço permanente para celebração. ” É nesse contexto que o presente projeto ganha sua relevância, ao instituir diretrizes para a criação do programa “Calçada da Fama da Serra” e o “Comitê Municipal de Honrarias da Serra”, observou.

