Serra lança Ouvidoria para reclamações e sugestões sobre saúde

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Ouvidoria do Sus intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS da Serra. Créditos: Divulgação.

Como forma de “dar voz” a opinião dos moradores da Serra quanto aos serviços prestados através da Secretaria de Saúde da Serra (Sesa), nesta semana foi anunciada a Ouvidoria do SUS. Sendo assim, o programa vai possibilitar uma maior participação social da população, fornecendo para a Sesa sugestões para melhoria dos serviços de saúde da cidade.

De acordo com a Prefeitura, que implantou o serviço, a ação tem o objetivo de intermediar as relações entre os cidadãos e os gestores do SUS. Dessa forma, a qualidade da comunicação entre ambos os lados ficará mais dinâmica e possibilitará   a formação de laços de confiança e colaboração mútua, com fortalecimento da cidadania e da transparência.

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A Ouvidoria do SUS é setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações de providências dos cidadãos quanto aos serviços e atendimento prestados pelo SUS. Desse modo, o programa  tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do munícipe na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

Mudanças na Ouvidoria da Serra

Anteriormente, a Ouvidoria da Prefeitura era a responsável em receber as reclamações, sugestões e distribuir entre as secretarias. Além disso, quem realizava essa função era o ouvidor-geral, do setor da Controladoria.

Segundo a Prefeitura, a partir de agora, com a Ouvidoria do SUS, a Sesa vai fazer a gestão da ouvidoria dos moradores da Serra. A Saúde da cidade vai deixar de fazer parte da gestão integrada. Sendo assim, além de responder as demandas, a Ouvidoria do Sus vai fazer o monitoramento e avaliação da gestão, identificando os pontos fracos para melhorá-los. Dessa forma, a participação da população vai ser transformada em algo concreto, por meio de uma avaliação dos índices.

Para isso, será feita uma  análise do material recebido, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhora dos serviços prestados.

Sendo assim, de acordo com as informações divulgadas, a Ouvidoria do SUS vai possibilitar o contato com o usuário tanto presencial quanto por telefone ou pelo site da Prefeitura da Serra.

Ouvidoria do SUS

Atendimento presencial: De segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Telefone: 3252-7302

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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