As pessoas que necessitam fazer o Cadastro Único (CadÚnico) vão poder fazer agendamento on-line para serem atendidos. A informação é da Secretaria de Assistência Social (Semas) e para o cidadão efetuar o agendamento basta clicar no link http://agendamento.serra.es.gov.br/, escolher a secretaria e em seguida o serviço Cadastro Único.
O prefeito Sergio Vidigal afirma que esse é só mais um dos passos que a gestão tem tomado para tornar a Serra cada dia mais digital e tecnológica, mas sempre humanizada.
“Essa modernização e informatização estavam no nosso plano de governo. Ela facilita e melhora o acesso do cidadão aos nossos serviços, sobretudo em tempos de pandemia. É também, um facilitador para a população ter acesso aos benefícios sociais. Estamos seguindo nossa missão, que é de modernizar a gestão, mas nunca deixando de humanizar os atendimentos aos nossos cidadãos”, disse.
Os moradores da Serra já podem agendar para o próximo dia 24 de maio o atendimento, que será realizado no Pró-Cidadão, que fica na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.
Vale ressaltar que as demandas reprimidas serão atendidas com mais celeridade, segundo a secretária da pasta, Lilian Mota.
“Este é um passo mais que importante para dar vazão as demandas reprimidas do Cadastro Único. A gestão do Prefeito Sergio Vidigal entende a importância desse cadastro para cada cidadão e pensa exatamente em meios de tornar o processo cada vez mais ágil e transparente”, explicou.
Ela também pontuou que os agendamentos são on-line, mas que o atendimento é presencial e, sendo assim, mais humanizado respeitando os protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Os agendamentos se tornaram on-line e em breve outros serviços também se tornarão. No entanto, essa gestão está mantendo a humanização, pois entende que mesmo com os avanços tecnológicos, o cidadão precisa se sentir acolhido e cuidado. Vamos respeitar os protocolos de saúde, pois ainda vivemos em tempo de pandemia, mas, não podemos deixar de humanizar os atendimentos”, finalizou.
O cidadão precisa ter em mãos no dia do atendimento no local, todos os documentos necessários:
Agendamento para Cadastro Único:
– No dia e horário agendados, será realizada entrevista com o responsável familiar (pessoa maior de 16 anos).
– O Cadastro Único é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.
-Cada família deverá ter uma pessoa maior de 16 anos responsável em comparecer ao atendimento para responder o questionário do cadastro. Esta deverá ser preferencialmente mulher.
-O responsável deve apresentar a seguinte documentação da família:
Certidão de Nascimento
Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
CPF
Carteira de Identidade (RG)
Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
Carteira de Trabalho
Título de Eleitor
Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, declaração de liderança comunitária, saúde)
Vale ressaltar que os dados devem estar sempre atualizados.
O responsável deverá informar qualquer mudança na família, como nascimento de filhos, mudança de casa ou trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência.
Ao término da entrevista será disponibilizado comprovante de inscrição ou atualização no CadÚnico.